Wanderley Bagon e Waldinei Bagon (Acqua Gelata), Karina Miyaki da Silveira (Cems) e João Rafael Garcia (Triunfo OOH): bebedouro com publicidade está em academias
Tomar água no bebedouro de uma academia pode ser um momento de rápido descanso, um respiro enquanto se hidrata e até um tempinho para bater papo. Mas a criação de um bebedouro potente para gelar a água com um painel para a exibição de anúncios publicitários pode transformar esse momento entre um exercício e outro.
A Acqua OOH é uma criação de duas empresas maringaenses: a Acqua Gelata, especialista em sistemas hídricos e bebedouros, e a Triunfo OOH, que instala e administra painéis publicitários para mídia externa (OOH, out of home). “É um bebedouro tecnológico, equipado com display para vídeos publicitários e inédito no Brasil. Os anúncios têm a capacidade de trazer um toque dinâmico aos ambientes e começamos a instalação pelas academias da cidade”, revela o dono da Triunfo OOH, João Rafael Garcia.
O empresário relata que a ideia do bebedouro smart partiu dos irmãos Wanderley e Waldinei Bagon, da Acqua Gelata, devido a uma demanda interna. Com a Triunfo, eles identificaram que os aparelhos, como ficam em locais estratégicos, tinham potencial para exibição de anúncios e decidiram iniciar o projeto em academias de Maringá. A Cems foi a primeira parceira escolhida.
São três empresas de segmentos diferentes que se uniram para a criação de um espaço publicitário. Enquanto a Acqua Gelata fabrica o bebedouro, a Triunfo OOH faz a gestão das mídias e a Cems e outras academias entram como local estratégico. “Já tivemos a era do ouro, a era do petróleo, a era da informação e hoje estamos na era da atenção. Somos impactados por divulgação de produtos, serviços, soluções, inovações, tendências, e o desafio é conquistar a atenção do consumidor. Acreditamos que a mídia OOH tem potencial de alcançar espaços que as redes sociais não conseguem nos momentos do cotidiano na rua, no restaurante, na visita ao médico ou dentista, advogado em um centro empresarial e também quando vamos à academia”, reforça.
A Triunfo OOH atua com publicidade feita por meio de vídeos e mídia exterior exibida em mais de 35 telas entre elas: elevadores empresariais e sete painéis de LED em pontos estratégicos de Maringá. A empresa ainda tem outdoors e megabanners. Os planos para o bebedouro Acqua OOH são ambiciosos: ele está em dez academias de Maringá e a ideia é expandir para mais de 30, além de levar o projeto para outras cidades e estados. “Também identificamos o potencial de instalar o bebedouro não apenas em academias, mas em outros segmentos. O produto já chamou a atenção de marcas importantes e estamos em fase de negociação”, conclui.
Benefícios para as academias
Ter um bebedouro que entrega água gelada e natural sem que a academia tenha custo é o primeiro benefício que as academias têm ao instalar a Acqua OOH. Os estabelecimentos também recebem parte dos lucros dos anúncios. Para a diretora da Cems, Karina Miyaki da Silveira, a inovação trouxe, além dos anúncios publicitários, uma comunicação dinâmica com os clientes a respeito das atividades da academia. “Esta é a nossa primeira experiência com painéis digitais dentro da academia. Fizemos a instalação em duas unidades e assim que for concluída a reforma na outra unidade, o bebedouro será instalado lá. É um benefício para os parceiros comerciais que podem divulgar a marca para um público específico como o de academias”, avalia.
Karina também destaca que os anúncios são atrativos e dão oportunidade para empresas ligadas ao mundo da saúde e boa forma para fazer uma comunicação eficaz e direcionada.
Mídia em todos os lugares
Marcelo Pajolla, da Pajolla Mídia, atua em cidades paranaenses e gaúchas com mídia de ônibus, em aeroportos, TV elevador e painéis digitais
Hoje a empresa está presente em Londrina, Curitiba, Maringá, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, no Paraná, além das gaúchas Porto Alegre e Lajeado. No total, são 1.083 carros de mídia bus, 270 mobiliários urbanos (peças e equipamentos instalados em espaços públicos como postes, bancos, lixeiras e pontos de ônibus), 107 mídias em aeroportos e 90 painéis digitais.
Em Maringá, a empresa disponibiliza os tradicionais outdoors e os painéis frontlight que são estáticos, iluminados e maiores que os tradicionais. Também oferece anúncios em ônibus e painéis digitais em pontos estratégicos. A mídia mais recente é a TV Elevador, que são telas com anúncios interativos instalados em elevadores de prédios residenciais e comerciais, num total de 120 unidades em Maringá e em Londrina.
“A TV Elevador transmite informações em tempo real para os moradores e frequentadores do condomínio. Profissionais especializados fazem a instalação e os condomínios não têm custo. Ainda fica reservado 40% do espaço para comunicados do síndico, que pode fazer a gestão por meio de uma ferramenta online”, explica.
Para explorar comercialmente espaços como o aeroporto e a rodoviária são feitos contratos exclusivos de concessão de uso, com pagamento mensal. “A procura pelas mídias varia em cada cidade. Em Maringá, o espaço mais procurado é o aeroporto, que recebe 60 mil passageiros por mês. Considerando que cada passageiro leva, pelo menos, um acompanhante são cerca de 120 mil pessoas de um público qualificado recebendo campanhas institucionais”, afirma.
Mídia de shopping
Leandro Denardi, do Maringá Park: shopping oferece adesivagem de pilares, praça de alimentação, banheiros, elevadores, escadas rolantes e tem até megapainel de LED
Além desses anúncios estáticos, o Maringá Park tem painel de LED, administrado por uma empresa terceirizada, com 15 metros quadrados instalado no primeiro piso. É a mídia mais cara disponível lá. “Os anúncios neste painel não podem gerar conflito com as marcas do shopping, por isso, em geral, os anunciantes são da construção civil, escolas, universidades e concessionárias. Ter esse LED representa modernização e mostra que estamos antenados com a tecnologia”, conta o superintendente Leandro Denardi.
Atualmente, 80% dos anunciantes do painel são externos e 20% lojistas. Nas outras mídias disponíveis no shopping, os anunciantes se dividem meio a meio entre internos e externos. Porém, o superintendente lembra que para pequenos franqueados, o custo de anunciar no painel de LED é elevado e eles buscam alternativas de menor custo.
“Uma das vantagens do painel de LED é, além da beleza, a possibilidade de alcançar centenas de milhares de pessoas por mês de um público qualificado de frequentadores”, finaliza.