Artigos

Varejo Digital

Varejo Digital

88
visualizações

Lojistas maringaenses têm a oportunidade de participar de capacitações e webinars gratuitos rumo à transformação digital. É a proposta do Varejo Inteligente, uma parceria entre ACIM, Sebrae, Sivamar e prefeitura de Maringá, que foi lançado em 2 de julho. O programa quer engajar empresas e instituições para a criação do Núcleo de Inteligência do Comércio, mapear e conectar soluções de empresas amigas do comércio, movimentar o ecossistema de negócios e disseminar conhecimento qualificado, tendências e tecnologias para impactar o consumidor. Com o programa, os comerciantes poderão participar de atividades como capacitações, potencialização das empresas, salão com exposição de franquias, caravanas técnicas e webinars, sendo algumas gratuitas. Todas as ações são divulgadas em www.maringaentrega.com.br, na aba ‘notícias e novidades’ estão os cursos.



TECPAR EM MARINGÁ

O Instituto de Tecnologia do Paraná está com edital aberto para chamamento público para interessados em ingressar no parque científico e tecnológico do Tecparem Maringá, que terá 30 mil metros quadrados em um terreno cedido pela prefeitura. O objetivo é receber empresas com propostas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de saúde para instalação no parque tecnológico. Podem participar pessoas jurídicas, como instituições de ensino superior e institutos de ciência e tecnologia, e empresas de base tecnológica, nacionais ou estrangeiras, isoladamente ou em consórcio. Ao se instalar no Tecpar, a empresa passa a participar de projetos de cooperação, como programas de estágios conjuntos, projetos de pesquisa e desenvolvimento realizado pelas instituições e compartilhamento de laboratórios. Os interessados em participar do edital devem apresentar propostas até 26 de agosto. O edital está disponível em www.tecpar.br/chamamento_001_2020


CONSELHO EMPRESARIAL E DE INFRAESTRUTURA

Para planejar o desenvolvimento do Paraná para os próximos 30 anos, foi criado o Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, um grupo intersetorial instituído por decreto no final do ano passado. Os 39 integrantes dos setores público e privado foram empossados em 16 de julho em cerimônia por videoconferência e terão encontros mensais, com pautas relacionadas a macrotemas. “É um grupo especializado para pensar e deixar um legado de desenvolvimento para as futuras gerações”, ressaltou o governador Ratinho Junior. A criação do conselho é inspirada no Codem, que tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento de Maringá e região desde 1996. Entre os conselheiros estão os maringaenses Ágide Meneguette (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Carlos Walter Martins Pedro (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marco Tadeu Barbosa (Faciap) e Jefferson Nogaroli (representando a macrorregião Noroeste).

MARKETPLACE DA CONSTRUÇÃO EM MARINGÁ

Uma boa notícia para a construção civil: em abril foi lançado o Obra Show, primeiro aplicativo de marketplace do segmento no Brasil. Funciona assim: os lojistas ofertam seus produtos e os usuários podem comprar de diversas lojas, no mesmo carrinho, e recebem os produtos em casa. O Obra Show é uma iniciativa de Paulo Ferreira de Souza, Anderson Aguilar Ferreira, Tiago Henrique Bordoni e Bruno Henrique Goya e pode ser acessado de qualquer celular, Android ou IOS. Atualmente, a ferramenta funciona apenas em Maringá, mas há planos de expansão para todo o Brasil. “A ideia surgiu após percebermos que a construção civil tinha poucas soluções tecnológicas para o usuário final.

Nossa proposta é ajudar um dos segmentos mais importantes do país a avançar tecnologicamente”, conta Souza, que é bacharel em Informática e CEO da empresa. Saiba mais sobre o aplicativo pelo Facebook “Obra Show - Delivery da Construção”, Instagram: “@obrashow”, ou WhatsApp (44) 99913-2639.

INFORMAÇÕES SOBRE A COVID

Um projeto colaborativo que contou com a participação de 20 voluntários, coordenados pela Evoa Aceleradora, garante informações em tempo real sobre os casos da Covid-19 em Maringá. Desenvolvedores de software, gestor de projeto e profissionais de marketing de diversas empresas criaram o software Notifica Saúde utilizado por hospitais públicos, privados e unidades básicas de saúde para notificar casos suspeitos, confirmados, encerrados e descartados de pacientes de Maringá. Com isso, os gestores públicos ganham tempo na hora de tomar decisões, já que antes o processo era feito manualmente pelos profissionais de saúde que enviavam as informações para a Secretaria de Saúde de Maringá, num processo que levava até quatro dias. O software também será disponibilizado gratuitamente para outras prefeituras interessadas, e numa segunda fase terá dados sobre a taxa de ocupação hospitalar e matriz de risco. Outro projeto colaborativo desenvolvido pelos voluntários é o site www.notificasaude.com.br, que disponibiliza as mesmas informações e tem atualização diária. A população conta ainda com o Saúde Maringá, um aplicativo desenvolvido pela Unicesumar, que traz informações sobre o coronavírus. Disponível para download na Apple Store e Play Store, a ferramenta esclarece dúvidas sobre sintomas da Covid-19 e permite autoavaliação: ao apresentar breve histórico de saúde, o usuário consegue saber se seu quadro potencialmente é da Covid.