Artigos

Aos 70 anos, ACIM renova marca

Aos 70 anos, ACIM renova marca

155
visualizações

A ACIM e seus conselhos estão de marca renovada. A logo atualizada da Associação Comercial foi lançada em novembro, durante o evento em comemoração ao aniversário do programa Empreender e no ano em que a entidade completou 70 anos. 

A nova identidade visual é uma homenagem à história e conquistas, mas também traz modernidade e estratégia de negócios. A linha acima do nome foi mantida, mas reestilizada com três linhas. Há novos tons para os tradicionais verde e o azul, o design é de fácil leitura, moderno e com várias versões para fácil aplicação em meios distintos, mas, principalmente, nos digitais. 

Segundo o vice-presidente para assuntos de Comércio e responsável pelo Comitê de Governança de Marketing da ACIM, Thiago Ramalho, a marca é consolidada junto aos associados e parceiros, mas o relacionamento da entidade é amplo e pode alcançar um público maior. Ele ressalta que a marca atual vem sendo reatualizada desde a década de 1990 e, agora, foi renovada para um design inovador e mais acessível, em uma estratégia de marketing subjetiva. “A nova identidade mira a ampliação do relacionamento e uma aproximação com o pequeno negócio. A ideia é mostrar que a ACIM é para o grande e para o pequeno, tornando a marca mais ‘simpática’ para mostrar que a entidade é acessível e existe para apoiar todos os negócios do ecossistema de empreendedorismo maringaense”, diz Ramalho.

 

Respeito à história

Desde as primeiras discussões sobre as novidades, a intenção era que as pessoas olhassem para a marca lembrando da anterior e entendendo se tratar de uma evolução e não de uma mudança. “Tínhamos uma missão, uma responsabilidade de renovar sem abrir mão dos 70 anos de história. Muitas pessoas dedicaram tempo que seria para suas famílias e negócios à ACIM para conseguir uma associação forte, então a história precisava ser valorizada. Mantivemos traços e cores parecidas, mas em um visual atual e receptivo”, explica. 

A marca foi criada por um comitê de marketing, junto ao diretor de arte Amauri Almeida, responsável por criar e liderar o projeto, com a participação e deliberação do comitê gestor da Associação Comercial e aprovações da diretoria da casa.