Cezar Couto, do ICI: “Nossa importância no cenário cultural local se dá principalmente pelo incentivo à realização de projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura”
O Instituto Cultural Ingá (ICI) tem sido um elo entre a arte, a cultura e o desenvolvimento econômico de Maringá. Para o presidente do ICI, Cezar Couto, o trabalho também é fundamental para sensibilizar os empresários sobre a importância da renúncia fiscal, mostrando como a prática permite que parte dos impostos devidos fique na cidade e seja transformada em benefícios para a comunidade.
“Nossa importância no cenário cultural local se dá principalmente pelo incentivo à realização de projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), viabilizando iniciativas que preservam o patrimônio histórico, promovem a formação artística e democratizam o acesso à cultura”, afirma Couto, que foi precedido na gestão por George Coelho.
Em 2023 e 2024 o ICI esteve à frente de projetos de grande impacto, como a tradicional “Paixão de Cristo de Maringá”, um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do Paraná. Também se destacou pelo apoio à Fundação Luzamor, que oferece cursos de canto e instrumentos musicais gratuitos, e o projeto Som da Banda, que há mais de dez anos ensina música para jovens.
O ICI foi responsável ainda pela realização de quatro projetos de circulação de espetáculos, impactando mais de 40 cidades do Paraná e atendendo a mais de 650 crianças e jovens com cursos de arte, teatro, dança, música e audiovisual.
Segundo Couto, o número de empresas que aderiram à renúncia fiscal aumentou e milhares de pessoas foram beneficiadas diretamente pelos projetos apoiados. “Incluindo crianças e jovens que tiveram acesso gratuito à formação artística.”