Artigos

Associado do mês

Associado do mês

26
visualizações

“Transformar mordidas em experiências.” Esta é a proposta do Rabiscos & Receitas, que trabalha com bolos e doces artesanais sob encomenda. Aberta no ano passado, a empresa tem os bolos festivos como carro-chefe, além de comercializar bolos de pote, cookies, cuca, fatias húngaras e doces menos conhecidos como os brookies (doce com camada de cookie, brownie e cobertura) e o brownielicious (brownie, cheesecake e cobertura de geleia). Entre os diferenciais estão os sabores autorais dos bolos e o trabalho artesanal na produção das geleias, recheios, cremes, cobertura e massas.  À frente do negócio está a confeiteira Carla Jacqueline Murassaki de Lima. Após trabalhar por quase 15 anos em uma empresa pública estadual, ela resolveu mudar de ramo. “No final de 2019 pedi demissão incentivada, pois queria trabalhar na área de educação infantil emocional e cultura, mas com a pandemia acabei me perdendo nos planos”, conta. É aí que entrou o Rabiscos & Receitas, que começou como hobby. “Estava cursando Artes Visuais e aprendendo a desenhar no Ipad. Como já tinha formação em gastronomia, resolvi fazer ilustrações de receitas para postar no Instagram. E como estava sem trabalhar, comecei a fazer ovos de colher, para garantir uma renda extra e porque era uma atividade que fazia para presentear familiares e amigos”, explica. Carla, então, começou a utilizar a página do Rabiscos & Receitas para vender ovos de colher. Deu tão certo que virou marca. “Nunca mais parei de fazer doces. Desde então tenho apostado em cursos de confeitaria para me aprimorar”, frisa. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp: (44) 99931-1398. Há, ainda, produtos à pronta entrega que podem ser consultados por WhatsApp ou no Instagram @rabiscosreceitas. A empresa fica na avenida Cerro Azul, 184, com atendimento apenas para retirada dos produtos. A microempresária prevê expandir as vendas por aplicativos de delivery e, futuramente, abrir um café para consumo no local.

Obras de duplicação  


Para assinar a ordem de serviço da duplicação de 21,8 quilômetros da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, o governador Ratinho Junior fez questão de vir a Maringá, no início de fevereiro. As obras, que custarão R$ 183,4 milhões, devem levar dois anos, e foram licitadas depois que o governo do estado recebeu o projeto custeado pela ACIM e empresários. Ratinho Junior agradeceu a entidade.

Serviços de saúde

Gratuitos e para a população, uma série de exames foram realizados no Parque do Ingá em 3 de abril, com organização da ACIM, FranklinCovey, Humana Saúde e Labore Saúde Ocupacional. Com aferição de pressão, teste de glicemia, medição de estresse, avaliação de curva do crescimento, entre outros, a programação foi uma forma de celebrar o Dia Mundial da Saúde e teve continuidade no dia seguinte, 4 de abril, com palestra gratuita e online do médico e comentarista de saúde na CBN Brasil, TV Globo e Globo News, Luís Fernando Correia. A palestra está disponível no canal ACIM Maringá do YouTube.

Comenda para Luiz Lourenço

O presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, será homenageado com a Comenda Américo Marques Dias, concedida pela Associação Comercial, em 10 de junho, às 20 horas no Moinho Vermelho. Ele será a sexta pessoa a receber a comenda, que é a maior honraria concedida pela entidade. Referência em cooperativismo e no agronegócio brasileiro, Lourenço se mudou ainda criança para Maringá, onde a família veio produzir café. Aos 18 anos, começou a trabalhar numa multinacional de compra de café e algodão, em 1971 foi convidado a trabalhar na Cocamar como auxiliar operacional, passou por diversas funções até ser eleito presidente-executivo, em 1979. Sob sua gestão, a Cocamar implantou um dos maiores parques industriais cooperativos brasileiros, com produção, refino e envase de óleo de soja, extração de óleo de algodão, indústrias de fios de algodão e seda, torrefadora de café e outras estruturas. O parque industrial foi ampliado para a produção de néctares e bebidas à base de soja, molhos, maioneses, farinha de trigo, álcool doméstico, rações, fertilizantes foliares e biodiesel.
O último homenageado com a Comenda Américo Marques Dias, em 2019, foi Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Maringá Liquida 

De 16 a 20 de fevereiro foi realizada a Maringá Liquida, cujas lojas participantes estavam identificadas com bandeirolas, tags e cartazes. Os consumidores novamente concorreram a raspadinhas premiadas, totalizando R$ 60 mil. Com organização da ACIM e Sivamar, a campanha teve patrocínio de Revest Acabamentos, Shopping Avenida Center, Maringá Park, Shopping Cidade e Webber Acabamentos.

Participação na Ponta de Estoque
Programada para julho no Parque de Exposições, a Feira Ponta de Estoque ainda tem estandes à venda, como possibilidade de pagamento em até dez vezes no cartão ou no cheque até 30 de junho. Para participar, é preciso ser filiado à ACIM e/ou Sivamar, que são realizadores do evento, ter sede em Maringá e apresentar documentos da empresa. A comercialização dos espaços é feita pela equipe da Associação Comercial em horário comercial.

Criptomoeda e metaverso em palestras

Seis palestras gratuitas e online foram oferecidas aos associados por meio do projeto ‘Vem para a ACIM você também’, todas as segundas-feiras entre 21 de março e 25 de abril. Ministradas por especialistas que são referência nacional em suas áreas de atuação, os temas foram: criptomoedas, metaverso, check-up da saúde para salvar vidas, macroeconomia, liderança e gestão de mudança. As palestras foram organizadas pela ACIM e FranklinCovey, com patrocínio de Fomento Paraná, Kandyany Eventos e Sicoob, e estão disponíveis no canal do YouTube.

Visita a Israel 

Reconhecida como a nação das startups, Israel foi o destino de um grupo de 14 empresários maringaenses em março, incluindo o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares. O objetivo foi conhecer ambientes de inovação e startups em Tel Aviv e Jerusalém, a exemplo da IPgallery (foto), especializada em smart cities e responsável pelo sistema implantado em Boston, nos Estados Unidos. No Weizmann Institute of Science o grupo entendeu o funcionamento do instituto cujos pesquisadores conseguiram isolar e estudam a modificação do agente causador do Alzheimer, além de estudos para desenvolver a insulina em forma de comprimido e a transformação da energia solar em eólica em estado líquido. A visita a Israel incluiu a empresa Innoviz, que desenvolve sistemas para veículos autônomos, e a plataforma Wix, que atua no Brasil. “Esse tipo de visita possibilita conhecer experiências de incentivo à inovação e ambientes saudáveis para bons projetos”, aponta Soares.

Visita do ex-ministro da Justiça

A ACIM recebeu, em 4 de março, a visita de Sergio Moro, ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça. Maringaense, Moro falou sobre o combate à corrupção no Brasil, em especial quando esteve à frente da Operação Lava Jato, e sobre a importância da reforma tributária e da retomada do crescimento econômico. Do encontro participaram diretores da ACIM, como o presidente em exercício, Wilson de Matos Silva Filho, senador Alvaro Dias, prefeito Ulisses Maia e representantes de diversas entidades. 

Justiça eleitoral
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Wellington Emanuel Coimbra de Moura, juízes eleitorais e cartorários da região estiveram na ACIM em 1 de abril. O objetivo do encontro, que teve a presença da imprensa, foi reforçar a importância da participação dos eleitores no processo de escolha dos seus representantes – o prazo final para a regularização de títulos é 4 de maio. Uma das novidades será que, de forma pioneira, será criada no Paraná sessão eleitoral para pessoas que moram em instituições de longa permanência e pacientes com mobilidade reduzida que estão em hospitais. Por isso, foram assinados acordos de cooperação com o Lar de Velhinhos e Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) para a instalação de urnas. Ainda durante o encontro foi lançado o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, por meio do www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, para combater informações falsas relacionadas à Justiça e o processo eleitoral.