Artigos

Indústria chinesa concorre com alto valor agregado

Indústria chinesa concorre com alto valor agregado

57
visualizações

A entrada de carros elétricos chineses no mercado brasileiro acirrou a competitividade e gerou uma corrida de montadoras consolidadas com fábricas no Brasil para reduzir a tabela de preços, inclusive de veículos a combustão. Até porque, diante de tantas opções, consumidores que preferiam carros movidos a gasolina e álcool passaram a ver os elétricos chineses com tecnologia embarcada como opção de compra. 

O mercado automotivo é um exemplo de como a China tem ofertado ao mercado internacional produtos de alto valor agregado e competitivos. É um cenário diferente de anos atrás, quando o país asiático se destacava pelo grande volume de produção, com preço baixo e qualidade nem sempre tão competitiva com as indústrias de outros países. 

Em visita recente ao país, junto com uma comitiva maringaense, tive a oportunidade de visitar uma fábrica de drones e a montadora BYD, e pude verificar a grande capacidade de produção e a alta performance tecnológica dessas empresas.

Os chineses fizeram a lição de casa, investiram em Educação em massa, em tecnologia e agregaram valor ao produto. A China é uma gigante não apenas como mercado consumidor com mais de 1,4 bilhão de pessoas, como uma potência de alta produtividade com tecnologia. 

Xiaomi, Huawei e Tiktok são exemplos de empresas chinesas que ganharam escalabilidade. Não à toa o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 5,3% no primeiro trimestre deste ano. É a segunda maior economia mundial.

A China não apenas adota rapidamente, como dita as tendências do mundo dos negócios, como o uso de inteligência artificial e automação, imprescindíveis para as empresas.

Em meio a esta concorrência acirrada com o mercado nacional e internacional, não restam alternativas aos empresários: é preciso inovar, ter produtos de qualidade e investir numa boa experiência de compra. Isto deixou de ser um diferencial. Deve estar intrínseco ao negócio, independente do tamanho.

Aos pequenos negócios, é preciso entender as tendências e procurar ajuda para implantar mudanças. Parceiros como a Acim são valiosos, tanto que nossa equipe está a postos para ajudar, seja por meio de cursos, programa de excelência de gestão, mentorias ou outras ferramentas. Conte conosco e sucesso na jornada empreendedora!