Artigos

Melhor cervejaria do país é de Maringá

Melhor cervejaria do país é de Maringá

37
visualizações

O Concurso Brasileiro de Cervejas revelou que a melhor cervejaria do Brasil é uma empresa maringaense: Sabores do Malte, dos sócios Marcos Schiavoni e Leandro Almeida. A cervejaria já tinha sido premiada com o terceiro lugar em 2022, quinto lugar em 2023 e foi reconhecida como o melhor Brewpub (bar com produção própria) do Brasil no mesmo concurso em 2021. Anual, o torneio é um dos maiores do mundo e acontece em Blumenau/SC. 

A premiação deste ano teve recorde de inscrições: 4.147 amostras foram enviadas por 567 cervejarias de 21 estados, que disputaram 127 medalhas de ouro, 141 de prata e 140 de bronze. Sabores do Malte ganhou 21 medalhas, e Schiavoni foi escolhido o segundo melhor mestre cervejeiro do país. 

Outras empresas locais já foram premiadas no concurso. “As cervejarias de Maringá estão há nove edições consecutivas entre os primeiros lugares no maior concurso cervejeiro do mundo. Nos tornamos um polo”, festeja Schiavoni, que é diretor do Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem); na foto Marcos Schiavoni e Leandro Almeida.

 

 

Expoingá celebra 50 anos


De 9 a 19 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, acontecerá a Expoingá, que comemora 50 anos. Com mais de mil expositores, o evento trará novidades do agronegócio, indústria, comércio, serviços, gastronomia e entretenimento. Serão três dias com entrada gratuita para os visitantes. Consolidada como uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias mistas do país, a feira fomenta o agronegócio, que representa mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável por 48% das exportações.

A projeção é que os negócios gerados e prospectados se aproximem do R$ 1 bilhão registrado no ano passado e o número de visitantes fique acima de 500 mil pessoas, diz a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. 

Na Expoingá estarão concentrados equipamentos, insumos e tecnologias, concessionárias, bicicletas elétricas, produtos mobiliários e vestuário. Instituições bancárias também estarão presentes com linhas de crédito especiais. Haverá leilões e mais de cem eventos técnicos voltados ao produtor rural, técnicos, estudantes e público em geral. Outros atrativos serão os 12 shows de artistas como Ana Castela, Luan Santana, Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba, Maiara e Maraisa. A venda de ingressos está disponível em https://www.guicheweb.com.br/

 

Desafios das indústrias


Mais de 200 industriais e autoridades políticas participaram do lançamento do Fórum Permanente Regional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em abril. Na sede da Acim, os participantes apontaram questões prioritárias para alavancar o desenvolvimento da região, com destaques para infraestrutura, inovação e empregabilidade 

“Queremos apresentar subsídios para as discussões que serão realizadas em oficinas ao longo do ano para que tenhamos uma proposta de política industrial consistente para o estado e possamos levar esse planejamento aos municípios”, explicou o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos. Hoje a indústria responde por 19% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, enquanto no Paraná o setor é responsável por 27%. Em termos de crescimento do PIB industrial entre 2011 e 2021, a região demonstrou evolução abaixo de outras localidades: cresceu 105%, enquanto nos Campos Gerais o aumento foi de 158% e no Oeste foi 171%. 

Paulo Meneguetti foi nomeado coordenador do Conselho Regional da Fiep no Noroeste. Também foram empossados Miguel Rubens Tranin, Antônio Carlos Dalcolle, Fernando Yukio Mizote, Mauro Aleyx Ribeiro, Alberto Nabhan, Juscelino Candido de Lima, Shinji Gohara, Jackson Francisco Bisi, João Eduardo Pasquini, Cezar Couto, Mário Meneguetti e Luís Fernando Ferraz. O grupo terá a missão de liderar os debates sobre as demandas da região.

 

No ranking do Financial Times


O Grupo DB1, com sede em Maringá e formado por empresas de tecnologia brasileiras com atuação na América Latina, teve três empresas classificadas no ranking “FT (Financial Times): The Americas Fastest-Growing Companies 2024” (As empresas de crescimento mais rápido das Américas). São elas: Consignet (84o lugar), Anymarket (138º lugar) e DB1 Global Software (397º lugar). O ranking, que levou em consideração 500 empresas, é feito por um dos mais conceituados jornais de economia do mundo em parceria com uma empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores. Foi a terceira participação da DB1 no ranking.