José Carlos Barbieri, presidente: “queremos que cada empresário sinta na Acim o apoio para crescer, inovar, fazer negócios e transformar suas ideias em resultados”
Depois da benção do arcebispo Dom Severino Clasen e do presidente da Ordem dos Pastores, Leônidas Carvalho, um vídeo trouxe um resumo do trabalho da primeira gestão, 2023-2024, de José Carlos Barbieri. Foi um mandato voltado à aproximação dos associados, difusão do conhecimento e projetos de desenvolvimento local.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Flavio Furlan, afirmou: “a Acim colhe os frutos de boa gestões. Espero que nossas ações e posicionamento estejam dignos da entidade e de seus associados”.
Para o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, três pontos fazem uma cidade se destacar: abundância da natureza, posição geográfica e visão de longo prazo. “Maringá tem os três. Quanto à visão de longo prazo, há o envolvimento direto da Acim com suas lideranças. Uma cidade precisa reter e atrair talentos, e Maringá tem conseguido. Com a força dos associados, que acordam, trabalham e têm talento, Maringá tem se destacado. Que a Acim continue prosperando”. Já o prefeito Silvio Barros lembrou que o avô foi um dos fundadores da entidade. “Hoje Barbieri lidera um exército de mais de 500 pessoas voluntárias que emprestam seu conhecimento, amor à cidade e seu tempo”.
O primeiro conselho empossado foi o Superior, presidido por Michel André Felippe Soares e formado por conselheiros eleitos e membros natos, que são os ex-presidentes da Associação Comercial. Depois Soares empossou os membros do Conselho de Administração, presidido por José Carlos Barbieri.
Na sequência Barbieri empossou o Acim Mulher, com presidência de Noroara de Souza Moreira; Copejem, presidido por Luiz Filipe Ferraz; Conselho de Comércio e Serviços, com César Eduardo Misael de Andrade à frente; e Conselho do Empreender, presidido por Ana Satie Kakihata.
Por fim, receberam posse os integrantes do Instituto Mercosul, sob presidência de Aluízio Andreatta; Instituto Acim, presidido por Nádia Felippe; e Instituto Cultural Ingá sob o comando de Cezar Couto.
Inovação e competitividade
Em discurso, Barbieri destacou que “estar à frente da Acim na gestão 2023-2024 foi uma honra e um grande desafio. A começar pelo fato de estar na presidência quando a entidade completou seus 70 anos. É um feito e tanto em um país em que seis em cada dez empresas não sobrevivem após os cinco anos. É para estas empresas que a Acim trabalha. Para garantir a permanência delas no mercado com inovação e competitividade. Foram dois anos de trabalho intenso, de crescimento, de fortalecimento da nossa entidade e de aproximação com os nossos associados e com a sociedade”. E continuou: “queremos que cada empresário sinta na Acim o apoio para crescer, inovar, fazer negócios e transformar suas ideias em resultados”.
Barbieri foi eleito em chapa única em dezembro do ano passado e tem como primeiro vice-presidente Mohamad Ali Awada Sobrinho e segundo vice-presidente, Rogério Yabiku.
A cerimônia teve patrocínio de Certezza Consultoria, Cooper Card, Crefaz, Saint Helena Bilingual Education, Revest Acabamentos, Sancor Seguros, Sinepe/NOPR, Sicoob, Totvs, Unicesumar, Unimed, Vivaro Eventos e Kandyany Eventos.
A diretoria:
Presidente do Conselho de Administração: José Carlos Barbieri
Presidente do Conselho Superior: Michel André Felippe Soares
Presidente do Copejem: Luiz Filipe Ferraz
Presidente do Acim Mulher: Noroara de Souza Moreira
Presidente do Conselho de Comércio e Serviços: César Eduardo Misael de Andrade
Presidente do Conselho Empreender: Ana Satie Kakihata
Presidente do Instituto Acim: Nádia Felippe
Presidente do Instituto Mercosul: Aluízio Andreatta
Presidente do Instituto Cultural Ingá: Cezar Couto
Conselho de Administração com seus vice-presidentes e presidentes dos conselhos e institutos, com gestão de José Carlos Barbieri

Copejem, sob a liderança de Luiz Filipe Ferraz
Acim Mulher, com presidência de Noroara de Souza Moreira

Conselho Empreender, presidido por Ana Satie Kakihata

Instituto Acim, com liderança de Nádia Felippe

Instituto Mercosul, que tem como presidente Aluízio Andreatta
Instituto Cultural Ingá, sob comando de Cezar Couto