Relojoaria artesanal nasceu em Maringá
A Statera Watch Co. nasceu longe dos centros tradicionais da relojoaria: foi criada em Maringá por Rafael Guimarães e Antonio Almir dos Santos Neto. É uma marca de relógios mecânicos, feitos à mão que começam a figurar entre os mais respeitados do mundo independente. “Sempre fomos apaixonados por relojoaria, mas sentíamos que existia espaço para uma marca brasileira com identidade própria, que unisse técnica, artesania e um olhar sensível para o tempo. Começamos longe dos centros tradicionais, justamente porque queríamos fazer do nosso jeito, com raízes daqui”, conta Rafael.
Lançar a marca de relógios de alto padrão não foi simples. O acesso limitado a conhecimento técnico e a ausência de tradição local obrigaram os fundadores a buscar formação na Suíça, estabelecer conexões internacionais e montar um ateliê funcional no país.
A autenticidade da Statera se manifesta nos detalhes. “Todas as caixas são usinadas e acabadas manualmente no Brasil, uma escolha que exige mais tempo e trabalho, mas nos dá controle total sobre proporções, superfícies e detalhes”. O grande diferencial está na produção dos mostradores em esmalte Grand Feu, técnica centenária, raríssima, em que cada mostrador é esmaltado camada por camada e queimado a mais de 800 graus.
A marca conta com dois modelos: o ST01 desenvolvido em parceria com um atelier francês. E o ST02, que é 100% autoral, com caixa usinada à mão, mostrador em esmalte Grand Feu e movimento suíço de altíssima precisão. “Estamos trabalhando em um terceiro modelo que terá movimento próprio, com pontes desenhadas por nós”, antecipa.
A expansão internacional está em curso, com os relógios vendidos em Genebra e reconhecidos em publicações como o The New York Times. A marca se prepara para apresentar os produtos em eventos em Nova York, Dubai e Singapura e está estruturando a presença em mercados como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.
Livro propõe espiritualidade como aliada do empreendedorismo
Está em fase de lançamento o livro “Novena do Empreendedor – Deus como parceiro do seu negócio”, primeira obra do padre Delvair Batista Lemonie, sacerdote da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Marumbi/PR, e assessor da Pastoral do Empreendedor na Arquidiocese de Maringá. Fruto de sua escuta pastoral junto a empreendedores, a obra propõe uma jornada espiritual unindo fé, discernimento e tomada de decisões no cotidiano dos negócios. “Percebi que muitos empreendedores sentem falta de uma dimensão espiritual em suas decisões, uma presença que traga sentido, orientação e paz nas tempestades do caminho”, afirma.
A publicação apresenta a espiritualidade cristã como um recurso para o ambiente empresarial, reforçando valores como ética, solidariedade e missão. Segundo o padre Delvair, “Deus não é apenas um espectador distante, mas um sócio de jornada, capaz de inspirar soluções, fortalecer ânimos e iluminar os rumos de cada empreendimento”.
A proposta do livro é mostrar que é possível empreender com propósito, equilíbrio e esperança, tendo como base a fé. Durante o lançamento, em abril na Acim, relatos de empresários foram marcantes para o sacerdote: “os depoimentos confirmaram que empreender com Deus é possível, necessário e transformador”. O livro está disponível no site da editora Angelus, na Amazon, na Livraria Rainha da Paz e na Secretaria da Catedral de Maringá.
TEDx Maringá discute como escalar negócios
No dia 10 de junho, às 19h, o Teatro Calil Haddad, em Maringá, será palco de uma noite dedicada à inspiração, criatividade e troca de ideias. Com o tema “Além dos Limites: inovar é ir além do que se vê”, o TEDx Maringá reunirá grandes nomes para debater inovação, superação e impacto social. Estão confirmados: o especialista em comunicação e comportamento de gerações Dado Schneider; a pesquisadora em neurociência Débora Santana; o estrategista de marca Galileu Nogueira (foto); a psicóloga Giovana Kreuz; a psicanalista Maria Homem e a criadora de conteúdo Mariam Chami. De Maringá farão parte a zootecnista e presidente da Sociedade Rural Maria Iraclézia e os empresários Thiago Ramalho e Jow Sendeski, que participarão do painel “Do local ao nacional: como escalar negócios locais para todo o Brasil”. As inscrições estão disponíveis em www.tedxmaringa.com.br. O TEDx Maringá é um evento independente com licença oficial do TED e segue o formato consagrado de palestras curtas e impactantes.
Antigo IBC abre as portas para Ca Fé ON
Com o tema Ouro Verde, a Para Elos Eventos Sustentáveis levará para um dos barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) a segunda edição do Ca Fé On – história, técnica, arte e inovação do café, evento que celebra o café do Paraná e reúne a cadeia produtiva em jornadas técnicas, exposições de arte e café. Será em 2 e 3 de agosto na avenida Centenário, 116 das 9 às 18h.
O Ca Fé On terá como uma das atrações a exposição itinerante “Imigrantes do café”, do Museu do Café de Santos/SP, que apresenta o caminho e as recordações de cerca de três milhões de migrantes encaminhados para as lavouras de café e contextualiza a presença dos italianos nesse processo migratório; na foto Dani Cenerini e Rita Rossi, da Para Elos, com a equipe Ca Fé On.
Duplicação do Contorno Sul
Ao custo de R$ 408 mil, a Acim e empresários contrataram o projeto de duplicação do Contorno Sul de Maringá. Quando estiver pronto, em meados do ano, o projeto será entregue ao prefeito Silvio Barros para que possa ser licitado pelo governo do Paraná. Estimada em R$ 485 milhões, a obra duplicará a avenida Sincler Sambatti, num total de 14 quilômetros e tem o compromisso do governador Ratinho Junior de ser licitada ainda durante seu governo. Acim também doará projetos do Contorno Norte, no valor de R$ 50 mil, e da transposição da avenida Nildo Ribeiro da Rocha, de R$ 232 mil. Ambos estão em fase de captação de recursos.