Artigos

Vacina contra coronavírus

Vacina contra coronavírus

54
visualizações

O chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, participou de reunião na ACIM em 13 de agosto. Ele falou sobre a parceria entre o governo do Paraná e a Rússia para a produção da vacina Sputnik V, a primeira registrada no mundo contra o coronavírus, e que poderá ser produzida em laboratório do estado. Na ocasião, o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, e diretores pediram um posicionamento do governo sobre projetos locais, como a construção do viaduto do 

Shopping Catuaí, que integra o projeto do Contorno Sul Metropolitano, a duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu e os recursos para o Hospital Universitário para a aquisição de camas.

Impacta foi online

A terceira edição do Impacta Maringá, evento realizado pelo Copejem,  foi em 1 de setembro, em formato de webinar. Foram quatro palestrantes, para apresentação de cases de impacto social, com espaço para perguntas ao término das palestras. A edição contou com a participação de Fabiana Gutierrez, cofundadora de Carlotas, que trabalha habilidades socioemocionais usando a arte e a ludicidade. Outro palestrante foi Francisco Vicente, diretor de investimentos da Yunus Negócios Sociais, que apoia a construção de negócios que geram impacto socioambiental e financia empreendedores locais. O evento teve também a participação do publicitário Nelson Andreatta, CEO da Eats for You, startup de produção, comercialização e logística de alimentação pronta, conectando donos de casa e pessoas que buscam refeições saudáveis. E também a palestra de Jacqueline Rubim, criadora da Gaia de Saia, que vende produtos de segunda mão, fomentando o consumo consciente. O evento foi transmitido pelo canal da ACIM no Youtube, além da conta do Copejem - Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá no Facebook, TVUnicesumar e Canal Futura.


Respiradores para a saúde pública

Foram entregues, em 27 de agosto, os dez respiradores que a ACIM e empresários/entidades parceiras compraram para os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Esses equipamentos serão usados, em princípio, por pacientes com Covid-19 e após a pandemia ficarão à disposição para uso de outros pacientes. A ACIM também doou, desde março, dez monitores de sinais vitais, respiradores, oxímetros, cufômetros, armários para instrumentos, entre outros equipamentos para o HUM e para o Hospital Municipal. Também foram doadas milhares de máscaras N95, face shield e de tecido para associados, população e profissionais da saúde. Os investimentos totalizaram R$ 1,7 milhão, entre recursos próprios e de parceiros como o Sicoob e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/PR-Noroeste).

Os desafios do home office

Os presidentes da Liberty Seguros, Carlos Magnarelli, e da HDI Seguros do Brasil, Murilo Setti Riedel, participaram de webinar para discutir o futuro do home office, já que ambas as empresas adotaram essa forma de trabalho durante a pandemia. A transmissão foi conduzida pelo presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, e pelo vice-presidente da entidade, Osnir Roberto Gaspar em 24 de agosto.  Magnarelli destacou que todos os mais de dois mil colaboradores passaram a trabalhar remotamente, e atualmente só 12 profissionais voltaram para o escritório. Para isso, foi preciso oferecer ajuda de custos para compra de cadeiras e para aumentar pacote de internet, bem como oferecer apoio psicológico para os colaboradores. “Não era a forma ideal de home office. As pessoas não têm espaço adequado, crianças estão em casa, marido e mulher trabalham na mesma sala. A pandemia também possibilitou que as vistorias passassem a ser feitas pelos clientes, e não pelos peritos. Eliminamos custos adicionais dos seguros, demos mais prazo para pagamento e não repassamos aumento de preços”, comentou sobre as estratégias da empresa.  Riedel, da HDI, com 1,4 mil funcionários, destacou que de modo geral o mercado de seguros conseguiu atender bem os clientes. “Foi uma grata surpresa. Esperava um maior nível de problemas com o home office. O interessante é que não vimos oscilação em órgãos de atendimento ao consumidor e a expectativa é que os clientes estivessem totalmente digitalizados em 2023, mas praticamente a totalidade deles se acostumou com os aplicativos”. Magnarelli destacou que o país vive uma situação econômica complexa, com desemprego superior a 14%, daí a importância das empresas cuidarem dos custos e do fluxo de caixa, “porque podemos continuar com esta crise por um tempo”.


Fórum ACIM Mulher

A última edição do Fórum do ACIM Mulher foi especial e fez sucesso: quem ministrou a palestra foi a diretora de Varejo do Google, Gleidys Salvanha. Foi em 12 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da ACIM e pelo Facebook da ACIM Mulher. Gleidys falou sobre a mudança de consumo durante a pandemia, necessidade de readequação do espaço para atender consumidores que querem passar menos tempo em lojas físicas e sobre a importância da diversidade de pessoas e experiências nas empresas.

Como usar OKR

Metodologia usada por empresas de vários segmentos e portes, o OKR (Objetive Key Results) – em português objetivos e resultados-chave – foi  tema de palestra na ACIM em 20 de agosto, transmitida ao vivo pelo Instagram. Quem discutiu o assunto foi a consultora Jaqueline Reinert Godoy, sócia da Idest Gestão de Negócios e membro do Núcleo de Consultores do programa Empreender. Ela explicou como funciona a metodologia, a importância de envolver a equipe na conquista das metas, como estabelecer objetivos e indicadores.

Live com Luiza Trajano

Com o tema ‘Mulheres em cargos de liderança’, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Campus Maringá realizou encontro online e gratuito em 17 de agosto. Os convidados foram Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza; Michel Felippe Soares, da ACIM; Ana Cláudia Pirajá, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB Subseção Maringá; e a professora Andreia Malucelli, decana da Escola Politécnica da PUCPR. Além da apresentação da história de Luiza, o encontro discutiu transformação digital, legislação, desafios de gestão e liderança. A participação foi gratuita.


Instituto ACIM

Em 28 de julho aconteceu a reunião para instituir e dar posse à primeira diretoria do Instituto ACIM, presidido por Nádia Felippe Corazza. A entidade tem como foco assessorar empresas na área de responsabilidade socioambiental, incentivar projetos sociais por meio de renúncia fiscal, organizar e administrar editais sociais, além de capacitação e certificação de empresas sustentáveis ligadas ao Pacto Global e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização Nações Unidas (ONU). Ainda neste semestre serão certificadas, pelo instituto, dez empresas com o Selo de Sustentabilidade, por meio de uma parceria com o Sebrae, o que possibilitou subsidiar o projeto para pequenas empresas. Também será realizado o Summit do Pacto Global Signatários 2020, em 19 e 20 de outubro, um evento para a conscientização e mobilização da sociedade civil e dos governos no alcance das metas estabelecidos pelos ODS. “Queremos fazer algo diferente e que chame a atenção das pessoas para as necessidades sociais e ambientais, deixando um legado para o desenvolvimento. Nossa missão é tornar Maringá e o Paraná referências de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”, destaca Nádia. A diretoria (foto) terá mandato de dois anos, até 2022.