Artigos

Sete décadas de uma  história bem-sucedida

Sete décadas de uma história bem-sucedida

279
visualizações
Sempre tive enorme admiração pela Associação Comercial, tanto por seu trabalho em prol das empresas, em especial para as micro e pequeno portes, quanto por sua trajetória e defesa do bem coletivo. Por isso, depois de mais de 20 anos fazendo parte de diversas diretorias, é motivo de orgulho presidir a entidade, ainda mais porque acredito no associativismo, pois é pela união que as empresas são fortalecidas e têm seus pleitos alcançados.

Faz poucas semanas que assumi o cargo e tenho vivenciado uma experiência ímpar. A ACIM é demandada para assuntos tão diversos que é preciso estar no dia a dia da entidade para ter a dimensão da pluralidade da atuação. No momento a entidade tem discutido o aumento de moradores em situação de rua, falta de segurança e o projeto do viaduto entre Maringá e Sarandi. No início deste mês realizamos um evento para homenagear nossos associados mais antigos. Alguns são filiados desde 1953! A cerimônia foi um reconhecimento a negócios que ajudaram a construir Maringá, geram emprego e desenvolvimento. E ainda em março teremos a Maringá Liquida e a cerimônia de entrega do Prêmio ACIM Mulher.

Abril será um mês especial, porque a entidade vai celebrar 70 anos. É uma trajetória que teve início quando a cidade tinha cinco anos e ainda muito a fazer, a começar pela infraestrutura. Não havia energia elétrica e as ruas eram de terra vermelha, mas logo cedo os empreendedores entenderam que precisavam se unir para conseguir melhorias não apenas para os negócios, mas para o desenvolvimento local.

O evento que celebrará as sete décadas da entidade também marcará a posse festiva da nossa diretoria e seus seis conselhos. Assumi a presidência, pelos próximos dois anos, ciente do grande desafio, mas com igual compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do ambiente de negócios. Para isso, estabelecemos dez metas, que são:
- Fortalecimento da estrutura de governança do programa Empreender;
- Aumentar exponencialmente o Programa Empregar;
- Estruturar a Escola de Negócios, ampliando em 20% o número de participantes em 2023;
- Implantar a Câmara de Conciliação e Arbitragem;
- Ampliar o atendimento aos associados do Inovus, aproximando-os, ainda mais, do ecossistema de inovação de Maringá;
- Ampliar as parcerias financeiras para a oferta de créditos aos associados;
- Implantar o ENE – Excelência em Nível Empresarial;
- Dar apoio institucional ao Masterplan – Planejamento Socioeconômico de Maringá 2047;
- Realizar pesquisas com os associados para levantarmos demandas e anseios;
- Aumentar o número de associados em mais 10% neste ano e manter o crescimento no ano seguinte.

Para colocarmos em prática essas metas e darmos andamento aos projetos da Associação, como campanhas e feiras do comércio, premiações, consultas de crédito e convênios, conto com uma equipe de colaboradores coesa, inovadora e dedicada, além de mais de 500 empresários voluntários e comprometidos em ajudar as empresas locais e que trabalharão pelo desenvolvimento. Também agradeço o voto de confiança das mais de 5 mil empresas associadas. Podem contar comigo e com a entidade, que é a casa do empreendedor maringaense.

José Carlos Barbieri é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)