Artigos

Loja de enxovais começou com vendas porta a porta

Loja de enxovais começou com vendas porta a porta

305
visualizações
Aline Bento de Alcântara ajudou o pai numa indústria e loja de enxovais, e, depois de alguns anos dedicados à maternidade, voltou a apostar no segmento com a abertura de uma loja multimarcas no mesmo segmento

A história da Aline Home, loja de cama, mesa e banho localizada na avenida Cerro Azul 2.802 em Maringá, é recente: a loja física comemorou um ano de funcionamento em fevereiro.

Mas a trajetória de empreendedorismo de Aline Bento de Alcântara, idealizadora e proprietária da Aline Home, começou bem antes.O pai dela trabalha com enxovais há mais de 40 anos. Ainda hoje, aos 71 anos, Leandro Alcântara, que foi dono de fábrica e loja em Maringá, trabalha como representante comercial. 

Na época em que a família era dona dos Enxovais Caxias, Aline trabalhava com o pai. A empresária fez faculdade de Administração e se especializou em Marketing para contribuir com o negócio da família, mas acabou se casando e mudando para São Paulo, deixando de trabalhar para se dedicar aos filhos, Isabela e Igor.

Depois de 15 anos no estado vizinho e após a separação matrimonial, Aline se viu obrigada a recomeçar também na vida profissional. E o motor do recomeço estava na casa dos pais: aproveitando a rede de contatos do patriarca, ela montou um pequeno estoque de enxovais e passou a oferecer as peças às amigas pelas redes sociais.

Em 2019, Aline com ajuda do então namorado e hoje marido, Alexandre, formalizou a atividade como Microempreendedora Individual (MEI). No ano seguinte, com a pandemia, surgiu uma nova oportunidade. “Com as lojas físicas estavam fechadas, levava meus produtos de casa em casa. Meu carro era uma loja ambulante”, lembra.

A empreendedora fotografava as peças e postava no Instagram, tendo como cenário o quarto da mãe dela. Em pouco tempo as vendas aumentaram e Aline se tornou uma microempresária. “Neste meio tempo, me casei novamente e nosso apartamento se transformou numa loja. Mas minhas clientes não se sentiam confortáveis de ir a minha casa. Foi então que meu marido me aconselhou a abrir um galpão para colocar o estoque”, relata.

“Ainda na pandemia, meu marido vendeu apartamento e carro para investir em meu sonho. Assim nasceu a Aline Home”, detalha a empresária. Mas o que seria apenas um depósito se tornou uma loja física, onde trabalham o casal e duas colaboradoras.

A Aline Home vende artigos de cama, mesa e banho produzidos por indústrias reconhecidas de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Além da loja física, atende pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.