Artigos

Votar é um ato de cidadania!

Votar é um ato de cidadania!

342
visualizações

Mais uma vez chegamos ao período eleitoral. Este é o momento mais importante do processo democrático em que estamos inseridos. É agora que o brasileiro exercerá o seu poder por meio das urnas. 

Em 2 de outubro, escolheremos os representantes para os cargos de deputados estadual e federal, governador, senador e presidente da República. Os eleitos ditarão os rumos do país, dos estados e, sobretudo, da nossa região. Por essa razão é importante marcar presença. Afinal, votar é um ato de cidadania!

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o Paraná tem 8,4 milhões de eleitores e uma vasta opção para escolha: cerca de 1,5 mil candidatos. Surge, portanto, a principal e mais significativa reflexão deste momento: em quem votar?

Para além da sinergia de pensamentos, proximidades partidárias e ideológicas, é fundamental analisarmos as propostas, planos e realizações, no caso daqueles que já ocupam cargos públicos. Mas também é fundamental saber onde estão situadas as bases eleitorais, ou seja, qual cidade ou região o candidato representa ou se propõe a representar. 

No final da década de 1990 a ACIM promoveu duas importantes campanhas com essa preocupação. Uma visou elevar para 200 mil o número de eleitores no município, de modo a ampliar a representatividade; outra estimulou eleitores a votar em candidatos que pudessem atrair mais recursos para Maringá por meio de fontes orçamentárias do estado e da União. Lembrando que a entidade sempre atua de forma apartidária, prerrogativa prevista em estatuto desde 1961. 

Daquele movimento, que teve a participação da sociedade civil organizada, a cidade viu crescer, e muito, os aportes de recursos públicos em obras do município. Invariavelmente, todos ganharam.

A articulação em todas as esferas se faz primordial para o desenvolvimento de projetos que impactam diretamente nossas famílias e nossos negócios. Além de um município pujante, a base para o crescimento contínuo e sustentável também se faz por meio de parceiras entre os demais entes públicos. Eis um dos principais motivos do sucesso por aqui.

Outros pontos que cabem destaque são os projetos apresentados pelos candidatos e quais deles são sobre as reformas administrativa, tributária e politica. Afinal, sem as reformas, não conseguiremos avançar com um crescimento econômico robusto e sustentável.

A ACIM mais uma vez está realizando uma campanha incentivando que os eleitores da região escolham candidatos da própria região, facilitando o diálogo, cobranças, bons projetos de desenvolvimento e votos favoráveis aos interesses da população. A proximidade com os eleitos será importante para propor pautas há muito tempo defendidas pela classe produtiva e cujos projetos de lei estão engavetados, como as reformas tributária e administrativa. Empreendedores clamam por um melhor ambiente de negócios, o que aumentará a competitividade, mas isso passa, necessariamente, por leis e pela redução do custo Brasil. E essas pautas dependem da Câmara Federal, Senado e da sanção presidencial, justamente os cargos que vamos eleger em breve.

Vale lembrar que no site do Tribunal Superior Eleitoral há a biografia de todos os candidatos. Aproveite para descobrir a cidade ou região que eles representam. Não esqueça: a sua escolha deve beneficiar, claro, onde você mora. Nós, maringaenses, agradecemos!


Michel Felippe Soares é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)