Artigos

Empresária do agro, Sandra de Araujo e Pinto recebe prêmio

Empresária do agro, Sandra de Araujo e Pinto recebe prêmio

566
visualizações
Cláudia Michiura (presidente do ACIM Mulher), Sandra de Araujo e Pinto e Michel Felippe Soares (presidente da ACIM)

As mulheres são proprietárias de apenas 19% das propriedades rurais e respondem por 34% dos cargos gerenciais do agro. Os dados foram revelados por duas pesquisas, o Censo Agropecuário de 2017 e pela Fundação Getúlio Vargas. Imagine como era esse cenário 30 anos atrás, quando Sandra Aparecida de Araujo e Pinto assumiu os negócios da família no agronegócio, depois que o pai morreu prematuramente. Décadas depois, Sandra é uma mulher respeitada em sua área de atuação, é uma grande produtora de cana-de-açúcar do país e diversificou os negócios.

Esta trajetória foi reconhecida com o Prêmio ACIM Mulher, em uma cerimônia realizada em 19 de agosto no Vivaro, diante de mais de 500 pessoas.

Para o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, em seu discurso no evento, “Sandra é uma dessas mulheres com trajetória inspiradora. Ela conseguiu unir a tradição impressa pelo pai às mudanças e inovações que os negócios pediam. Com a sua fé e tendo a família como alicerce, conduziu negócios bem-sucedidos no agronegócio. E se negócios de família nem sempre são fáceis de ser conduzidos, talvez Sandra tenha encontrado a fórmula, porque ela é sócia do marido, dos irmãos e dos filhos”. Ele ainda destacou o voluntariado e os investimentos em projetos sociais, como a instalação de uma escola em uma das propriedades rurais de Sandra para facilitar o acesso à educação.

Para a presidente do ACIM Mulher, Cláudia Michiura, “é uma honra para o conselho de mulheres homenagear uma empresária, mãe, avó, missionária e voluntária que deixa sua marca por onde passa. Sandra é uma mulher forte, honesta, decidida, corajosa e amiga, que cuida e reza por todos. É um exemplo de generosidade e empatia. Sandra, você é merecedora deste prêmio”.

Os elogios foram reforçados pelo vice-prefeito Edson Scabora. “Não é fácil ser criativo, ter coragem e empreender, mas Sandra fez tudo isso. Ela é um exemplo de vida, de mulher dinâmica e ativa”.


A entrega do troféu


Sandra e a família: o marido Henrique Pinto e os filhos, Alcides e Vanessa

Encerrados os discursos das autoridades e após a exibição de um vídeo com a trajetória da homenageada, aconteceu o momento mais esperado da cerimônia, a entrega do certificado e do troféu do prêmio. O certificado foi entregue pelas conselheiras do ACIM Mulher e pelo presidente da Associação Comercial. E Sandra recebeu o troféu das mãos da homenageada do ano passado, a empresária Paula Buosi Fabre. 


Paula Buosi Fabre, ganhadora do prêmio em 2021, e Sandra de Araujo e Pinto, homenageada deste ano

Em seu discuso, Sandra ressaltou a emoção do momento e o pioneirismo dos pais, que chegaram à cidade em 1947. “Nesta jornada sempre contei com a ajuda do meu marido. Viajávamos de uma fazenda para outra a ponto dos nossos filhos não saberem onde morávamos. O mundo do agro sempre foi bem mais difícil para as mulheres”. Ela ainda agradeceu a homenagem. “O que sempre me motivou não foi o sucesso, mas o medo de fracassar. Recebo esta homenagem com carinho e dedico a todas as mulheres que acordam cedo e batalham por seus familiares”.


A trajetória

Sandra assumiu os negócios da família após a morte do pai. Eram fazendas e uma destilaria que se tornou usina e foi vendida para um grupo norte-americano. Hoje ela planta cana, cria gado, tem uma mineradora e atua no mercado imobiliário por meio da locação de imóveis.

A escolha de Sandra se deu em duas etapas. Na primeira, 20 entidades foram convidadas a indicar o nome de até três mulheres que desenvolvem atividade, pesquisa, produto ou projeto social cujo trabalho cause mudança positiva junto à sociedade, além de apresentar soluções em sua área de atuação. Depois, entre os nomes com maior número de indicações, Sandra foi escolhida por votação secreta por uma comissão julgadora.

O prêmio leva o nome do conselho de mulheres empresárias e executivas da Associação Comercial, que organiza a homenagem, e é anual.

A cerimônia teve patrocínio de Agro Dalla Costa, Atelier Portinari, Avante Securizadora, Centro de Cirurgia da Obesidade Daoud Nasser, Certezza Consultoria Empresarial, Cocamar, Colégio Objetivo, Colégio São Francisco Xavier, Cooper Card, Cresol, Eurogarden Maringá, Grupo Euphoria, Humana Saúde, Maringá Park Shopping Center, Plaenge, Provisão Hospital dos Olhos, Sancor Seguros, Sicoob, Smart Perícias, Sociedade Rural de Maringá, Uniprime, Vargas e Pinto Leilões e Zacarias Veículos.

Quem já recebeu

Edna Almodin (oftalmologista, 2004)

Cecília Ferrazza (Lar Escola da Criança de Maringá, 2005)

Pity Marchese (Haddock Buffet, 2006)

Fátima Zubioli (O Casulo Feliz, 2007)

Helena Meneguetti Hizo (Steviafarma, 2008)

Natália Martin (Centro Comercial Tiradentes, 2009)

Jeane Nogaroli Guioti (Cooper Card, 2010)

Márcia Angeli (Academia Márcia Angeli, 2011)

Cida Martins (Martins Decorações, 2012)

Teresa Furquim (Dental Press, 2013)

Anália Nasser (Hospital e Maternidade Maringá, 2014)

Agma Sendeski (Aquário, 2015)

Eliza Shiozaki (Colégio São Francisco Xavier, 2016)

Myrian Recco (Recco Lingerie, 2017)

Sineida Ferreira (dermatologista, 2018)

Maria Iraclézia (zootecnista e Sociedade Rural de Maringá, 2019)

Paula Buosi Fabre (Bebidas Virginia e Alimentos Virginia, 2021)