Artigos

Novos MEIs somam 5,6 mil

Novos MEIs somam 5,6 mil

108
visualizações

Mais de 5,6 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) foram abertos em Maringá em 2021 – no total são 36,6 mil ativos. O Espaço do Empreendedor, que fica na rua Arthur Thomas, 792, realizou quase 70 mil atendimentos no ano passado e liberou R$ 7,6 milhões em crédito para esses empreendedores. 

Hamburgueria temática

Inspirada no universo bruxo, foi inaugurada em dezembro uma hamburgueria e steakhouse, o Caldeirão Enfeitiçado. Com cenários e objetos interativos, o ambiente convida os clientes a soltar a imaginação. No cardápio, há opções de carnes e hambúrgueres artesanais - que são grelhados em uma churrasqueira no estilo norte-americano. Há, ainda, opções de sobremesas e drinks com ou sem álcool.

Além disso, o Caldeirão Enfeitiçado firmou parceria com uma loja de produtos licenciados do Harry Potter. No local são vendidos itens como canecas, porta-retratos, mochilas, Funko Pops e outros produtos inspirados no bruxo mais famoso do mundo.

A casa tem capacidade para 124 pessoas e funciona na avenida Cerro Azul, 456.

Outra novidade do setor gastronômico, mas inaugurada neste ano, é a franquia do Café Cultura. Em funcionamento no Maringá Park e tendo como carro-chefe os cafés, o estabelecimento traz saladas, sanduíches, doces, pratos e bebidas veganos e vegetarianos para todas as horas do dia, do café da manhã ao jantar. A rede, que nasceu em Santa Catarina, tem 25 lojas no país.

Expansão da Cocamar

Em forte expansão, a Cocamar revisou o planejamento estratégico e espera faturar R$ 15 bilhões em 2025, ante a previsão de R$ 10,3 bi. O incremento está atrelado à nova realidade de preços, aumento da participação de mercado na comercialização e recebimento de grãos, abertura de unidades operacionais e novos negócios, como a produção de carne precoce, fertilização foliar e rações. Com recebimento recorde de soja de 1,7 milhão de toneladas, em 2021 a cooperativa faturou R$ 9,5 bi, 35% mais que os R$ 7 bi de 2020. O número só não foi maior porque houve redução da safra de inverno, quando milho e trigo sofreram perdas por causa das secas e geadas. A cooperativa distribuiu R$ 135,4 milhões aos cooperados como resultados das sobras, participação em programas e crédito na conta capital do exercício de 2021.

A Cocamar deu início, no último mês de janeiro, à fase experimental da usina de biodiesel, no parque industrial em Maringá. Com capacidade de produção de 300 toneladas/dia, a usina demandou investimentos de R$ 42 milhões e é toda automatizada.

Nova diretoria da OAB Maringá 
O advogado Eder Fabrilo Rosa é o novo presidente da OAB Maringá para o triênio (2022-2024), depois que a chapa XI de Agosto venceu o pleito com 56% dos votos válidos. A vice-presidente é Simone Meister; a secretária-geral é Liana Santos; a secretária-geral adjunta é Marice Taques Pereira e o tesoureiro eleito é Pedro Henrique Souza.
De acordo com Rosa, entre as expectativas da nova gestão estão “aproximar os advogados como classe e valorizar a profissão, principalmente por meio de ações que mostrem a importância da advocacia para a sociedade, e a aproximação com os órgãos públicos e o Poder Judiciário”, destaca. 
Em relação à coletividade, “a OAB pretende ser o que sempre foi: um reduto de credibilidade onde a sociedade civil se apoiou nos momentos críticos. Pretendemos continuar sendo esse alicerce para a sociedade em um estado democrático e de direito. Pretendemos estar e atuar com as entidades da sociedade civil organizada, amparando-as no que for necessário. É por meio dessas entidades que o cidadão encontra ferramentas para exercer a cidadania no seu meio social”, acrescenta o novo presidente.
Ex-presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira foi eleita conselheira federal titular, sendo a primeira mulher a assumir o cargo em 90 anos de história da OAB Paraná.

Parque para pets


Com 426 metros de área, o ParCão é o primeiro espaço exclusivo para pets de Maringá, inaugurado em janeiro na praça Vereador Malaquias de Abreu, ao lado da Catedral Nossa Senhora da Glória. São 11 equipamentos para recreação de animais, além de bancos, bebedouro, lixeiras e iluminação. O projeto recebeu R$ 257 mil, frutos de multas aplicadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Não há custo nem restrição de horário para uso do ambiente, que é monitorado pela Guarda Municipal. Outros cinco parques para pets serão construídos em breve.

Maringaense em reality show 
A maringaense Andressa Modolo participa do ‘Ideias à venda’, reality show da Netflix que estreia em 9 de fevereiro. Na disputa por R$ 200 mil, empreendedores mostrarão seus produtos para serem avaliados. O case maringaense é a água lupulada H2oP, da Cervejaria Araucária. “Levar a H2oP para um programa de streaming nunca passou por nossa cabeça. É um produto inovador, tem ingrediente que vai na cerveja, o lúpulo, mas não é cerveja e atinge outros públicos”, explica Andressa, que é sommelière da Araucária. O programa, apresentado por Eliana e tendo jurados conhecidos do público brasileiro, tem seis episódios, sendo que em cada um quatro empreendedores participarão da competição apresentando as ideias aos jurados. Apenas dois empreendedores irão para a última fase, quando uma plateia de cem pessoas decidirá o ganhador.

Acabamentos para  todos os públicos  

Com a abertura de duas lojas em 2020, a Select Webber e a Mais Casa Acabamentos, o Grupo Webber conta com três lojas e um centro de distribuição, empregando mais de 120 colaboradores.
A primeira loja do grupo, a Webber Acabamentos, oferece opções em pisos, porcelanatos, revestimentos, laminados, louças, metais e banheiras com todas as faixas de preço. A Mais Casa Acabamentos oferece praticamente os mesmos produtos, porém com foco em linhas mais acessíveis. Já a Select Webber (foto) é focada em peças exclusivas e atendimento personalizado, adotando um conceito de boutique. “O grupo uniu a tradição de mais de 20 anos à inovação. A abertura de duas lojas quase simultaneamente mostra a força do grupo e, principalmente, que estamos acompanhando as transformações do mercado e as necessidades dos consumidores”, explica o proprietário e diretor comercial Otávio Henrique Baratieri Augusto.
A Webber fica na avenida Colombo, 4.597; a Select Webber fica na avenida Carlos Borges, 740; e a Mais Casa Acabamentos fica na avenida Colombo, 3.027.

Assaí inaugura segunda loja em Maringá  
Gerando 300 empregos, o Assaí Atacadista abriu, no final de dezembro, a segunda loja em Maringá e sétima do Paraná. No formato atacarejo e com mais de 8 mil itens, o Assaí fica na avenida Colombo, 9.322 e tem mais de 12 mil metros de área construída, sendo 6 mil de área de loja, além de 365 vagas de estacionamento e serviço de açougue. A loja funciona diariamente. Até o final do ano a rede deve abrir 28 unidades que se somarão as mais de 200 em operação.