Artigos

Luiz Lourenço, o novo comendador da ACIM

Luiz Lourenço, o novo comendador da ACIM

47
visualizações
Antonio Tadeu Rodrigues, comendador desde 2019, e Luiz Lourenço

Não dá para dissociar a história da melhor cooperativa agropecuária do país, de acordo com a Revista IstoÉ, de Luiz Lourenço. Afinal, a trajetória da cooperativa e do presidente do Conselho de Administração da Cocamar se entrelaçou há 50 anos. Tudo começou quando Lourenço ingressou como auxiliar operacional, assumiu a gerência geral, foi diretor, presidente-executivo até chegar ao cargo atual. É uma trajetória coroada de êxito: com mais de 16 mil cooperados, a Cocamar faturou quase R$ 10 bilhões no ano passado e é a maior empresa maringaense.

Nada mais justo do que reconhecer esse trabalho com aquela que é a maior honraria da Associação Comercial, a Comenda Américo Marques Dias. Assim, numa cerimônia realizada em 10 de junho, Lourenço se tornou o oitavo comendador da ACIM. 

Na cerimônia, no Moinho Vermelho, que reuniu quase 500 pessoas, estiveram presentes os deputados federais Ricardo Barros e Luiz Nishimori, os deputados estaduais Dr. Batista e Maria Victoria, o prefeito Ulisses Maia e o presidente da Câmara Municipal Mário Hossokawa, além de presidentes de entidades de classe e lideranças associativistas.

O presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, parabenizou Lourenço por sua “trajetória brilhante e pelos seus princípios, honrando o berço humilde que representa tantas famílias do campo que, com dignidade e muito trabalho, movem a economia não só da nossa região, mas de todo o nosso país”. Soares também destacou que a honraria foi entregue a pouquíssimas personalidades.

Para o prefeito Ulisses Maia, Maringá é privilegiada por contar com cidadãos como Luiz Lourenço, cuja trajetória “é prova de que o trabalho, a dedicação, o comprometimento e a busca incessante do conhecimento são qualidades que, ao longo do tempo, premiam aqueles que delas fazem um bom uso”. 

Durante o evento, o presidente da ACIM entrevistou Luiz Lourenço, em formato de talk show. Humilde, o homenageado afirmou não saber se merecia a honraria, mas brincou que, de fato, trabalhou bastante. “Estou envolvido no trabalho cooperativista há 50 anos, e isso me dá satisfação. A Cocamar é a maior empresa de Maringá, tem trazido muitos resultados e se projetado no Brasil. Acho que é essa a razão deste reconhecimento, mas é uma bondade também. Quando a gente começa a receber homenagens como esta é porque estamos ficando velhos, mas ainda tenho um pouco de tempo, quero trabalhar até morrer”, disse.


Durante a cerimônia, o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, entrevistou Luiz Lourenço



Michel Felippe Soares e quatro comendadores da ACIM: Wilson de Matos Silva, Luiz Lourenço, Antonio Tadeu Rodrigues e Jefferson Nogaroli


Outros títulos

Lourenço nasceu em Garça/SP, em 1942, e ainda criança se mudou para a área rural da recém-fundada Maringá, onde a família veio produzir café. Aos 18 anos começou a trabalhar como office-boy em uma multinacional de algodão e café e chegou à gerência. Em 1971 foi convidado para trabalhar na Cocamar como auxiliar operacional, passou por vários cargos até chegar à presidência executiva, em 1989, eleito pelos cooperados. Em 2013, deixou a gestão e se tornou presidente do Conselho de Administração, cargo que ainda ocupa. 

Referência em cooperativismo, ele foi presidente da Credimar (hoje Sicredi União PR/SP), diretor da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), sócio-institucional da Sociedade Rural do Paraná e diretor da Sociedade Rural de Maringá, além de ter recebido comendas da Fecomércio e do governo do Paraná, e títulos de Cidadão Benemérito de Maringá, Paranavaí e São Tomé. Da ACIM, Lourenço recebeu o título de Empresário do Ano em 2001.


A Comenda

Oficializada em 2003, a Comenda Américo Marques Dias leva o nome do primeiro presidente da ACIM e foi concedida somente a oito pessoas. O primeiro comendador foi o arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho. Depois vieram Adriano José Valente, advogado e ex-prefeito (2007); Joaquim Romero Fontes, agropecuarista e um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (2008); Manoel Mário de Araújo Pismel, pioneiro e ex-presidente da ACIM (2013); empresário Jefferson Nogaroli, que presidiu a ACIM, Faciap e Sebrae/PR (2015); Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar (2017) e Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (2019).

A cerimônia teve patrocínio de Cocamar, CooperCard, Colégio São Francisco Xavier, Ducz Benefícios Flexíveis, Engeblock, Fetranspar, Humana Saúde, Kandyany Eventos, Maringá Park, Setcamar, Sistema Fiep, Revest Acabamentos, Sancor Seguros, Sicoob, Sicredi, Unicampo, Unicesumar, Unimed Maringá e Uniprime.