Artigos

Uma empresa pé vermelho em terras espanholas

Uma empresa pé vermelho em terras espanholas

48
visualizações
Kleber Barbão chegou a ter 14 empresas: “estava mais movido pela ânsia de ter do que de ser e crescer. Abria empresas sem ter ideia do intuito daquilo”

A jornada empreendedora do fisioterapeuta Kleber Barbão chegou em Barcelona. Proprietário do centro de reabilitação e preparação física Clinisport Prime, ele abriu uma unidade na Espanha em plena pandemia. 

A decisão pelo negócio veio após viagens para Barcelona, onde conheceu um fisioterapeuta brasileiro formado na Espanha e, junto a um terceiro sócio, eles abriram a Clinisport Prime há um ano e meio. O objetivo é, futuramente, levar o projeto para mais cidades europeias. 

Mas a história de sucesso começou bem antes, há 15 anos, graças ao amor pelo esporte. “Na minha juventude tinha um sonho típico dos garotos, ser jogador de futebol. Tentei a carreira e não deu certo. Era tão bom jogador que virei fisioterapeuta”, brinca.

Barbão começou a cursar Educação Física e um ano depois iniciou a graduação de Fisioterapia. Foi levando os dois cursos até que precisou escolher. “Conclui Fisioterapia e precisei ‘trancar’ Educação Física, porque precisava trabalhar, mas estou terminando agora. Fiz três pós-graduações de reabilitação e preparação física”, conta.

Em 2007, quando era estagiário de uma academia, Barbão arrendou uma sala de seis metros quadrados para fazer atendimentos. Um ano depois abriu a Clinisport, em um espaço de 300 metros quadrados. Hoje a empresa de Maringá tem estrutura própria de dois mil metros quadrados, sendo um dos maiores e mais modernos centros de reabilitação e preparação física da América Latina. “Ao longo desse processo procurei empreender. Já tive 14 empresas: três academias, três clínicas de fisioterapia... Depois acabei centralizando tudo em um negócio que é a Clinisport Prime. Entrei até em empresas que não eram da área e foi um grande aprendizado. Não me arrependo, talvez hoje fizesse diferente, porque estou um pouco menos inexperiente. No começo estava mais movido pela ânsia de ter do que de ser e crescer. Abria empresas sem ter ideia do intuito daquilo”, conta.

E foi na família que ele encontrou o equilíbrio que precisava. “Uma grande pivotagem na minha vida foi o nascimento do meu primeiro filho, que tem necessidades especiais. Foi em 2016, quando estava abrindo a Clinisport. Foi uma das principais causas para me desfazer das outras empresas, porque me fez tirar o pé do acelerador e ‘arrumar a casa’”, acrescenta.

Inspirado pelo filho, a empresa conta com um projeto social de neuropediatria voltado para 20 crianças. “Meu filho está vivo porque tenho formação, condição financeira e porque as pessoas me ajudaram. Meu filho precisa de fisioterapia e tudo o que tiver de modernidade outras crianças vão ter, podendo pagar ou não, por meio desse projeto, porque hoje entendo a importância do tratamento”, afirma.


Por que Maringá?

Como fisioterapeuta, Barbão trabalhou com clubes e seleções de futsal, inclusive a Seleção Paranaense, Sporting Clube de Portugal e, desde 2013, a Seleção Brasileira de Futsal. Teve a  oportunidade de atender jogadores famosos, como Falcão, Léo Moura, Dagoberto Pelentier, Aloísio Chulapa e Jean Pierre.

Devido ao trabalho, Barbão já visitou mais de 30 países. “Conhecer outras culturas me acrescenta e, consequentemente, trago isso para a Clinisport. Mas tem algo que me prende a Maringá: gosto demais da cidade. Quem vem se apaixona. Recebo atletas do mundo inteiro e alguns compraram apartamento em Maringá e planejam mudar para cá quando encerrarem a carreira. Maringá dá condição de empreender. Já recebi propostas para trabalhar até fora do Brasil, e até hoje não é o dinheiro que motiva, mas a cidade”, destaca.


SERVIÇO: A Clinisport Prime fica na avenida Joaquim Duarte Moleirinho, 2.617, no Jardim Cidade Monções.