Artigos

Leitura e TV para entreter e aprender

Leitura e TV para entreter e aprender

172
visualizações

Sempre tem um livro, filme ou série que traz um ensinamento ou insight que contribui com a carreira e os negócios. Mas diante de tantas opções, como escolher um título que trará uma boa ideia ou contribuirá com a gestão? Empresários e executivos apresentam suas escolhas:

Kinky Boots - Fábrica dos sonhos

O filme conta a história de uma fábrica de sapatos masculinos, que enfrenta um momento delicado. O filho precisa assumir o negócio da família, mas abraçar algo a beira da falência? Ele encontra uma oportunidade de sair do commodity sem sair do ramo quando um novo amigo drag queen reclama que os sapatos das mulheres não servem para ele. Em meio a erros, se propõe a ouvir as ideias de quem vai usar o produto e mesmo com todos preconceitos, contradições e negações até da equipe, a persistência e foco fazem o produto virar sucesso numa feira de Milão. 

Foi uma aula de marketing e inovação, a partir do momento que um insight ganha forma, proporção e reconhecimento. Mostra que as pequenas empresas não precisam ter ideias pequenas. 

Eliane Franqui é diretora do PAM e responsável técnica de fisioterapia do Hospital Paraná 

O mito do empreendedor

O livro inicia com uma narrativa sobre o modelo do Mc Donalds, franquia de sucesso devido principalmente ao sistema que permite que o formato seja replicado a ponto dos clientes buscarem essa empresa de forma mundial e terem suas expectativas sanadas por conta do padrão de atendimento, qualidade e produtos fornecidos. Grande parte dos empreendedores acredita que a empresa só existe com sua presença e ações diárias, porém, esse é o mito que a obra propõe a quebrar por meio do entendimento do verdadeiro e principal papel do empreendedor no negócio que é a estratégia.

O livro demonstra a importância da empresa ter procedimentos e processos internos com objetivos de crescimento e ensina os comportamentos e características que todo empreendedor deve ter para implementar suas ideias de maneira consciente e obter êxito.

Larissa Tsukuda é proprietária da Clean Pool 

Madame C J Walker

Retrata uma protagonista que superou as perspectivas pouco otimistas de sua época e contexto, tornando-se a primeira mulher milionária dos Estados Unidos. Empoderamento, superação e resiliência refletem a história de Sarah, fundadora da indústria de cosméticos Madam C J Walker. Ela trabalhou como lavadora de roupas, momento em que começou a enfrentar queda de cabelo. Nesse contexto, Sarah enxergou uma oportunidade quando, em troca de trabalho, recebeu um tratamento capilar específico para cabelos crespos, teve resultados positivos e resolveu vender o produto para outras mulheres negras. A minissérie nos faz refletir sobre o poder da comunicação e influência na hora de vender, e também sobre visão e determinação para escalar um negócio.

Lucas Moitinho é engenheiro civil e gerente operacional da DRM Equipamentos

Pipeline de Liderança

O livro aborda um tema importante e essencial para o empreendedor e gestores de empresas, mostrando que cada liderança deve ser trabalhada segundo suas habilidades. O autor coloca que o pipeline não é um cilindro reto, mas um cano que se curva em seis pontos. Cada uma dessas passagens representa uma transição na posição organizacional ‘um nível diferente é uma nova complexabilidade da liderança’. 

Imagine essas etapas como funil onde cada tema começa aberto e no momento da transição vai fechando para que novamente começa a abrir para uma nova etapa. Cada uma precisa ser cumprida para que no momento da mudança o líder não tenha problemas, e é necessário desenvolver as habilidades que cada etapa exige para que o líder evolua.

Petrojan Vaz Neves é formado em Processos Gerenciais e Administração e gerente regional da JValério/FDC para Maringá/Londrina e região 

+ Esperto que o diabo

O autor faz uma entrevista com o diabo em que descobre o que ele realmente faz para dominar a mente de 98% da população. De todas as suas artimanhas, a alienação é a maior, sendo cultivada por meio do medo, vícios e dos nossos fracassos. 

O livro relata que todos podemos ter liberdade e sucesso. Mesmo com medo e incertezas, a lição que tirei é que devo seguir em frente.

Daniela Tranquilini é proprietária do Bazar One More, de roupas e acessórios novos e seminovos, e empreendedora imobiliária