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Um eterno insatisfeito com a qualidade, a eficiência e a eficácia

Um eterno insatisfeito com a qualidade, a eficiência e a eficácia

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Quando somos chamados não é para um problema corriqueiro, é para algo complexo, que pode representar o fechamento ou o sucesso da empresa, pode ser uma recuperação judicial. São situações vitais. E é difícil tratar de algo vital sem estar sentado em frente à pessoa

O imponente escritório que ocupa três andares em Maringá acomoda parte da equipe da Certezza Consultoria e a Frizzo e Feriato Advocacia Empresarial, que contam com com mais de 180 colaboradores. É desse local, na rua vereador Basílio Sautchuk, que o consultor e advogado Marcio Rodrigo Frizzo, conhecido como Frizzo, detém toda a equipe e escritórios afiliados.

“É em Maringá que vivo e sou feliz”, diz ele, sem intenção de mudança, mesmo com a abertura de um escritório na famosa avenida Faria Lima, em São Paulo. “Estamos abrindo um escritório de negócios em São Paulo, mas a matriz permanecerá em Maringá”, afirma. “O encanto foi à primeira vista. É uma cidade linda, eficiente e eficaz, com um povo maravilhoso. Senti-me em casa aqui desde o primeiro dia. Fiz grandes amigos e tenho o prazer de chamar muitos de irmãos”, elogia. 

À época, recém-formado, ele não teve dúvidas sobre a necessidade da Cidade Canção ter um escritório que trouxesse aos empresários a competência e o resultado dos grandes escritórios da capital paulista. “Nunca pensei pequeno, sempre dei tudo para realizar este sonho: dei meu tempo, meu lazer, todos os investimentos, enfim, dei e dou minha vida por isso”.

Com sedes em Cascavel e São Paulo, a empresa começou a reformar os escritórios de Curitiba/PR e de Recife/PE. “Estes são meus filhos que vão nascer em 2023 e 2024. Compramos a estrutura física, de um andar em cada capital, agora é treinar o time e fazer a estrutura interna.

Empreendedor, entusiasta e estudioso em tudo que fez, como ele próprio se define, Frizzo trilhou uma trajetória de mais de 20 anos unindo o direito tributário e a consultoria empresarial. “Só entendo como cliente a empresa que atendo de forma completa, que participo da estratégia e da vida”. Hoje o escritório está entre os maiores da região Sul e é um dos mais respeitados do país na área de planejamento tributário e societário, com clientes em vários estados.

O caminho, segundo Frizzo, foi de sacrifício, especialmente na vida pessoal, mas recompensador. “A vida pessoal acaba entrando nas brechas do tempo, porque quase todos os compromissos acabam sendo profissionais, mas não faria diferente. Sou feliz e realizado”, afirma o empresário que, em 16 de dezembro, receberá o prêmio Empresário do Ano 2022. 


Como escolheu o caminho da consultoria e advocacia? 

No ensino médio escolhi o curso de técnico contábil porque era gratuito. No segundo ano fui convidado para trabalhar numa empresa de auditoria. Na época tinha habilidade com informática e matemática. Quando prestei vestibular, fui aprovado em Contábeis e em Direito. Fiz a inscrição para Contábeis porque trabalhava na área, e fiquei na dúvida se faria Direito. Então meu chefe me chamou e falou: ‘Frizzo, de contabilidade você já entende o suficiente, vai fazer Direito e depois atuar nas áreas tributária, societária e empresarial’. Decidi seguir o conselho, me matriculei em Direito e desde o início do curso me voltei para as áreas tributárias, societárias e empresarial. 


Como surgiu a Certezza Consultoria e a Frizzo e Feriato Advocacia Empresarial? 

Quando me formei, em 2001, entendi que estava na hora de construir minha empresa. Começamos pequenininhos em Cascavel, com os serviços de advocacia e consultoria. Meu nome era referência em virtude dos clientes que atendia na região. Também fui professor em diversas universidades, como a Unioeste, o que abriu caminhos. A empresa foi crescendo e decidimos abrir um escritório em Maringá. Gostei de Maringá desde a primeira vez que vim para cá, tanto que falei para o meu sócio: ‘quem vai morar em Maringá sou eu, é lá que vamos ter nosso centro de inteligência’. 

 

O que foi mais importante neste caminho? Como a empresa cresceu? 

Encontrar pessoas boas sempre foi uma dádiva. A vida me tirou meu pai e mãe antecipadamente, enquanto era um menino, mas em compensação me apresentou, nestes 25 anos profissionais, vários pais, várias mães e vários irmãos de afinidade e de coração, que são meus sócios. Sem eles, não haveria a Certezza e a Frizzo e Feriato. Quero citar quatro pessoas especiais: meu paizão Samir, meu irmão gêmeo Jhoni, meu parceiro e irmão Viniccius, e a Patricia, que além de tudo é minha irmãzinha caçula.


Como foi o início em Maringá? 

Abrimos o escritório em 2002, e em 2004 viemos para Maringá. O primeiro endereço foi na avenida Paraná. Inclusive, naquela época, dormimos no escritório, em um quarto nos fundos do imóvel. Hoje o espaço físico é bem diferente. Ocupamos três andares do prédio e é nesta estrutura que trabalha a maioria dos colaboradores. Aqui funciona a nossa central de inteligência, tanto da área de tecnologia da informação como contábil, jurídica e de consultoria. 


Além de Maringá, onde mais as empresas atuam? 

Nossa maior sede fica e sempre ficará em Maringá. Chamo-a de ‘nossa casa’, mas temos sede estratégica em Cascavel. Estamos abrindo outra sede em São Paulo, na avenida Faria Lima, e temos projetos para Recife e Curitiba. As estruturas já estão compradas, agora é questão de tempo para fazer a reforma de forma organizada. Em São Paulo trata-se de um escritório de negócios, porque é lá que acontecem os grandes negócios iniciados em todo o Brasil, onde estão os grandes bancos, enfim, o mundo corre para lá. Pensamos neste escritório como ponto estratégico para facilitar o atendimento aos clientes. É mais fácil marcar uma reunião com um cliente de São Luís/MA ou de Cuiabá/MT em São Paulo do que em Maringá. Também fechamos parcerias estratégicas com escritórios tradicionais e referências em suas cidades para agregar nossos trabalhos, pois todos ficam encantados com o resultado. A Certezza e a Frizzo e Feriato Advocacia sempre trabalham em sintonia, isso mostrou ao mercado como se deve trabalhar, como se leva solução para o empresário.


O contato físico com o cliente é um diferencial? 

Tem o ditado que diz que o cantor tem que estar onde o público está. Independente do nosso tamanho, estamos na frente do cliente. Quando somos chamados não é para um problema corriqueiro, é para algo complexo, que pode representar o fechamento ou o sucesso da empresa, pode ser uma recuperação judicial. São situações vitais. E é difícil tratar de algo vital sem estar sentado em frente à pessoa. Temos várias salas digitais no escritório, que facilitam o trabalho, mas não substituem o contato pessoal. Brinco com os clientes que eu sou o SAC, sistema de atendimento ao consumidor, do escritório, porque eles têm meu WhatsApp para entrar em contato a qualquer hora. A gente se amolda à necessidade do cliente, isso é uma das fórmulas do nosso sucesso. Também nos preocupamos com a ética, e por isso não atendemos duas empresas concorrentes no mesmo local, salvo se o cliente concordar. Porque se trata de uma relação de confiabilidade, de ter acesso a informações privilegiadas.


Quais outros fatores tornaram o escritório reconhecido nacionalmente? 

Ser um eterno insatisfeito com a qualidade, a eficiência e a eficácia e ser um entusiasta com o que se faz. Sempre dá para aprimorar e ficar mais distante da concorrência. Aliás, nosso trabalho é tão diferenciado que não tem como comparar. Outro ponto fundamental é inovar. Pesquisamos, estudamos e desenvolvemos produtos e, dessa forma, não exaurimos a nossa carteira de clientes. 


Nesta trajetória teve um momento relevante?

O nosso crescimento foi constante e é resultado de muitas horas de trabalho, fruto de muito suor, estudo e dedicação. Não houve nenhuma grande sacada ou ‘pulo do gato’. O segredo é pensar na parte estratégica à noite, chegar duas horas antes para fazer reunião com o pessoal, traçar o planejamento, enfim, o negócio é sentar e trabalhar. 


Você participou do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) entre 2012 e 2015 como representante dos contribuintes. Como foi a experiência? 

Foi uma grande escola. Estabeleci contato com os grandes escritórios de São Paulo, e isso foi uma aula de gestão. Aprendi como os grandes escritórios - alguns centenários - se portam, como cresceram, qual a metodologia usam, e trouxe essa experiência para o nosso escritório, guardadas as proporções. Por isso inovamos no atendimento, na estrutura e na qualidade. 


Qual é a importância da advocacia e da consultoria empresarial para as empresas? 

Três pontos tornaram o nosso trabalho reconhecido. O primeiro é viver em um país que tem carga tributária de 40%. Em muitas empresas os tributos custam mais do que a folha de pagamento ou do que os custos da mercadoria. Neste cenário, quando vai recolher as guias, o empresário entende a importância do trabalho de um bom escritório. Outro ponto é a informatização dos sistemas de fiscalização. Ou seja, as empresas entenderam que precisam andar certo e, para andar dentro da lei pagando o mínimo possível, é preciso assessoria. O nosso trabalho passou a ser visto como necessidade. Muitas empresas estão sendo passadas para as terceiras e até quartas gerações, e isso exige preparação e trabalho societário estruturado, com a criação de conselho de administração e conselho de sócios. 


Como advogado na área empresarial, quais pontos acredita que precisam ser considerados na reforma tributária?

Temos um Estado pesado e ineficiente, e só existe um jeito de pagar esta conta: cobrando o que é cobrado de tributo. Não é possível reduzir a carga tributária com o atual peso do Estado porque a conta não fecha. Não vejo uma solução para a situação tributária do Brasil a não ser algo radical, acabar com tudo o que se tem hoje e construir um sistema tributário novo e mais justo. Tudo o que se propôs até agora é remendo. 


Qual o maior desafio como advogado e gestor? 

É preparar a nova geração técnica e psicologicamente para ser grandes profissionais. Para entrar no nosso escritório é preciso passar por uma seleção e, mesmo assim, ao pisar aqui viabilizamos vários cursos e treinamentos. Mostramos que precisamos estar muito acima dos outros em conhecimento e técnica, que nosso objetivo é o resultado. Precisamos treinar mesmo quem chega com experiência. Tem pessoas boas e interessadas, mas a maioria é imediatista, entra na porta e já quer saber quando será promovida.


Como recebeu a notícia do prêmio de Empresário do Ano? 

Foi uma surpresa, até porque Maringá é uma cidade repleta de grandes empresários, pessoas que dedicam a vida à sociedade e à empresa, enfim, de grandes exemplos. Mas recebi a notícia com felicidade e fiquei honrado, principalmente ao olhar para o histórico do prêmio. É um título que só grandes pessoas de Maringá receberam. Aprendi que temos que abraçar todos os prêmios que recebemos, porque é uma forma das pessoas reconhecerem o nosso trabalho. O ano de 2022 foi marcante, com o nascimento do meu filho, e agora com o prêmio.