Artigos

Espaço para fortalecer a fé e os negócios

Espaço para fortalecer a fé e os negócios

272
visualizações
Padre Delvair Lemonie, coordenador da Pastoral de Maringá: “esta é a igreja de hoje, a que vai ao encontro das pessoas”

Todas às segundas-feiras, o primeiro compromisso de cerca de 50 empresários de Maringá é com Deus, dentro da Catedral de Maringá. Mesmo antes de abrir o comércio, ele se reúnem para um momento de oração e fortalecimento da fé. “Normalmente são os empresários que estão ajudando e apoiando a igreja, agora é a hora da igreja apoiá-los também, fortalecendo-os espiritualmente. Se temos empreendedores bem formados, éticos que cuidam de seus funcionários e da comunidade, temos pessoas que podem transformar uma sociedade e tornar o mundo melhor”, acredita o padre Delvair Lemonie, que é coordenador da Pastoral do Empreendedor de Maringá.

São dois grupos, o da Catedral e o da paróquia São José Operário. “Nossa pretensão é espalhar a pastoral em todas as paróquias. Fazer com que os empresários, em suas comunidades, possam se reunir também na fé. Posteriormente, queremos alcançar as cidades vizinhas. Esta é a igreja de hoje, a que vai ao encontro das pessoas”, complementa padre Delvair.


A ORIGEM

O início da pastoral foi em 2015, com o projeto ‘Empreendedores Católicos’ em Maringá. A proposta, idealizada pelos jornalistas empreendedores Everton Barbosa e Rafael Soares, era evangelizar os empresários e empreendedores a partir da cultura de pentecostes. Em seguida vieram os grupos de oração. Barbosa lembra que chegaram a reunir 250 participantes. De 2015 a 2019 cinco congressos foram realizados.

A primeira paróquia da Arquidiocese de Maringá a implantar organicamente a Pastoral do Empreendedor foi a São José Operário, em 2018. Em junho de 2022 o Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, nomeou o padre Delvair o primeiro assessor arquidiocesano da pastoral.

Desde agosto, o grupo de oração passa a ser realizado na Catedral de Maringá, das 7h30 às 8h10, toda segunda-feira, agora sob o nome de ‘grupo de oração e partilha da Pastoral do Empreendedor’. 

“Com a Pastoral do Empreendedor, nós, cristãos católicos, queremos disseminar uma nova cultura relacional com quem tem CNPJ. Buscar, na palavra de Deus, elementos que valorizam quem gera emprego, oportunidade e desenvolvimento. É legítimo crescer e Deus quer que todos vivam com prosperidade”, destaca Barbosa.


NO BRASIL

A Pastoral do Empreendedor nasceu em 2011 na paróquia Nossa Senhora da Luz, em Salvador/BA pelo frei Rogério Soares, idealizador do I Encontro de Católicos Empreendedores de Salvador. No mesmo ano, padre Joãozinho, da congregação Sagrado Coração de Jesus, conheceu a iniciativa, pois foi um dos palestrantes do encontro, e se tornou o diretor espiritual da Pastoral do Empreendedor. 

Em 2013, a pastoral foi oficialmente aceita na Arquidiocese de Salvador, pelo então Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Em 2017, em São Paulo, foi a criada a coordenação nacional, com a presença de representantes de vários estados, inclusive Maringá foi representada por Everton Barbosa. Atualmente há mais de 90 núcleos da Pastoral do Empreendedor em todo o país.