Artigos

É preciso olhar além!

É preciso olhar além!

55
visualizações

O ano de 2020 se encerra frente a um mundo ainda incerto, sabemos. Muitos foram os aprendizados e os desafios durante este período que, de longe, tem sido o mais complexo das duas últimas décadas. 

Hoje estamos vivendo uma situação que nos dificulta enxergar oportunidades. Mas é preciso dizer e repetir: elas são reais, possíveis e estão à nossa disposição.

Em uma analogia simples, é como se estivéssemos em uma rodovia passando próximo ao pé de uma montanha. Por estarmos perto, conseguimos ver muitos detalhes: do verde da grama aos galhos das árvores à beira da estrada. Mas essa visão é limitada. Quando nos distanciamos, quilômetros à frente, a situação se transforma. Perdemos a noção dos detalhes, mas ganhamos algo tão importante quanto: a amplitude da montanha. Conseguimos, tão somente assim, analisar o tamanho da estrutura que atravessamos. 

É dessa forma que vejo o momento que temos transitado. Será necessário o distanciamento da pandemia para compreendermos a sua envergadura. Perderemos detalhes, mas ganharemos em noção de realidade.

Portanto, significa que todos, invariavelmente, estamos cruzando essa estrada. É um momento de mudança, a caminho de um mundo que foi transformado drasticamente. E é notório que precisamos estar preparados para olhar além dessa montanha. Para isso é necessário planejamento.

Mesmo ao longo deste período de restrições, por meio de muito planejamento e a parceria com outras entidades da sociedade civil organizada, bem como com o poder público, conseguimos várias conquistas para Maringá e região. Desde a aquisição de equipamentos e insumos para hospitais públicos e privados ao desenvolvimento do anteprojeto de duplicação da PR-317, que liga Maringá a Iguaraçu, do qual o Governo do Paraná assumiu publicamente o compromisso de executar a obra. 

Com planejamento, tudo é possível. Agora é preciso, mais do que nunca, traçar metas com o intuito de estabelecer as melhores rotas para nos distanciarmos dessa montanha que estamos atravessando. Mas é fato: esta pedra ficará pelo caminho e a veremos de longe, sobre os ombros, e de um lugar muito melhor. O ano de 2021 será de grandes realizações!