Artigos

Reeleição de Ulisses Maia e novos vereadores

Reeleição de Ulisses Maia e novos vereadores

60
visualizações

O prefeito Ulisses Maia (PSD) foi reeleito em primeiro turno, em 15 de novembro, com 56,8%, totalizando 103.010 votos - o vice-prefeito é Edson Scabora, que vai para o segundo mandato. Em segundo lugar ficou Homero Marchese (Pros), com 18,8% dos votos, seguido por Coronel Audilene (PP) com 9,6%. Também foram eleitos 15 vereadores, sendo Flávio Mantovani (Rede) o mais votado, com 6.434 votos. Foram eleitos ainda para mandato de quatro anos: Altamir da Lotérica (Pode), Bravin (PSD), Alex Chaves (MDB), Mário Verri (PT), Professora Ana Lucia (PDT), Maninho (PDT), Biazon (PSL), Onivaldo Barris (PSL), Sidnei Telles (Avante), Delegado Luiz Alves (Republicanos), Mario Hossokawa (PP), Cris Lauer (PSC), Dr. Manoel (PL) e Rafael Roza (Pros).

Ação inovadora para o comércio 

O programa Varejo Inteligente lançou o ‘Portfólio de soluções amigas do comércio’. Trata-se de um material que reúne soluções apresentadas a varejistas de Maringá, com o objetivo de gerar negócios entre fornecedores locais. Para integrar o portfólio, inscreveram-se empresas que ofertam meios de pagamento, ambientes virtuais, e-commerce, engajamento do consumidor, operações, logística, inteligência das coisas, entre outras. Além de ganhar visibilidade por meio do portfólio, que também será divulgado nos canais dos realizadores do Programa Varejo Inteligente, os participantes têm acesso a rodadas de negócios. O material será permanente, passando por atualizações periódicas, e está disponível em https://maringaentrega.com.br. “Essa ação é um mapeamento de fornecedores que podem resolver necessidades dos comerciantes. A intenção é fazer a economia local girar, aproximando quem oferece soluções de quem precisa”, diz Erica Sanches, consultora do Sebrae/PR, que coordena o trabalho. O Varejo Inteligente é realizado pelo Sebrae/PR, ACIM, prefeitura de Maringá, Sivamar e Sistema Fecomércio.

Nova gestão no Observatório Social  

A advogada Cristiane Tomiazzi é a nova presidente do Observatório Social de Maringá, em 26 de novembro, durante cerimônia virtual. Voluntária da entidade há oito anos, ela assumiu o cargo ocupado por Giuliana Lenza. Foram empossados também os novos membros do Conselho de Administração (Milton Laforga, Júlia Nakagawa, Marcos Luchiancenkol e Paulo César Bandolin) e Conselho Fiscal (Antonio Tadeu Rodrigues, Marli Naomi Sakae Murase e Rosa Fátima dos Santos) - a eleição foi realizada em 4 de novembro. Desde 2004 a entidade acompanha a gestão pública por meio de análises técnicas e a legalidade de licitações e contratos, e promove atividades voltadas à educação fiscal. Em 2019 foram mais de 1,4 mil horas de trabalho executadas pelos voluntários, e nos últimos 13 anos, entre 2007 e 2019, foram mais de R$ 128 milhões em proveito econômico.

Obras no aeroporto   

O Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior ficará fechado entre 1 e 15 de dezembro para a finalização de obras na pista, com recapeamento da parte central. De acordo com o superintendente Fernando Rezende, com a pandemia, após queda brusca, o movimento vem aumentando mensalmente. Se em abril foram cerca de 300 passageiros, em outubro o fluxo foi de 28 mil pessoas, entre embarques e desembarques. Os voos têm tido ocupação superior a 75%, e a segunda quinzena de dezembro deverá registrar também grande fluxo.