Artigos

A destinação fiscal de forma facilitada

A destinação fiscal de forma facilitada

186
visualizações

Empresas em que a responsabilidade social e fiscal caminham juntas têm um diferencial na visão da sociedade. E quem ainda não escolheu esse caminho, não terá grande dificuldade.

Para fazer destinação fiscal, a empresa precisa estar enquadrada no lucro real. Assim, pode destinar até 4% do Imposto de Renda devido como patrocínio a projetos culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A partir daí, a empresa seleciona projetos de todo o Brasil certificados pela Secretaria Especial da Cultura.

No entanto, em Maringá, os empresários contam com a assessoria gratuita do Instituto Cultural Ingá (ICI), que tem sede na ACIM, facilitando os trâmites do processo. O ICI auxilia em todos os passos que envolvem a destinação, desde a escolha do projeto que se alinha aos valores da empresa à execução do projeto e prestação de contas. 

Agência de fomento e incentivo à cultura, o ICI tem contato direto com os produtores locais e conhece os projetos culturais da cidade, podendo atuar como uma ponte entre esses dois públicos. “Ajudamos o proponente a executar o projeto e a evitar problemas administrativos com a Secretaria Especial da Cultura, além de auxiliarmos a empresa a fazer a destinação aos projetos de maneira prática. Tudo isso gratuitamente, com foco no desenvolvimento cultural, social e econômico da região”, ressalta o consultor sênior do ICI, Alan Gaitarosso. 

Segundo ele, investir em projetos locais agrega benefícios a todos os envolvidos. “Quando a empresa escolhe patrocinar um projeto local está contribuindo com o desenvolvimento da cadeia cultural. Além disso, ajuda a movimentar a economia da região com a realização dos projetos e ganha com o marketing cultural para a marca”, explica. 


Projetos

As empresas podem investir em projetos como peças de teatro, musicais, documentários, oficinas de formação, literatura, dança e pintura que são oferecidos à sociedade gratuitamente ou a preços populares. 

Desde a fundação, em 2011, o ICI movimentou mais de R$ 8 milhões por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Mais de 110 projetos foram apoiados diretamente, o que impactou 80 mil pessoas somente em 2019 com as ações culturais apoiadas ou produzidas pelo ICI. Mais informações pelos telefones (44) 3025-9595 e (44) 3025-9625.