Artigos

Se o exemplo vem de casa...

Se o exemplo vem de casa...

229
visualizações

Já disse o teólogo e médico alemão, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Albert Schweitzer, que “dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”. Se assim for, a ACIM quer servir de referência para pequenas e médias empresas na implementação de uma gestão profissionalizada. Tanto que a entidade tem adotado boas práticas e iniciou uma jornada que envolve uma série de mudanças, implementação de indicadores em todas as áreas, adoção de softwares específicos, transparência, adequação a novas legislações, entre outras etapas, tudo com o acompanhamento de consultorias, envolvimento da equipe e diretores. 

Ainda neste ano será concluída a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao longo dos últimos meses a entidade alterou contratos junto a fornecedores e novos associados para a inclusão de cláusulas de proteção de dados, ajustou a comunicação com os associados, revisou o grau de acesso à informação pelos colaboradores e reitera a política de não compartilhar nem comercializar sua base de dados.

Mas não é só, a entidade implementou um programa de compliance após elaborar código de conduta e outros documentos que preveem, inclusive, a contratação de fornecedores que assumam o compromisso de estar totalmente formalizados e adotem práticas anticorrupção. 

Para garantir a qualidade de produtos e atendimento, a ACIM conta com a ISO 9001, que demandou mapeamento de processos, estruturação da gestão, cumprimento de indicadores, fortalecimento da missão, visão e valores, entre outros. A manutenção da certificação foi possível depois da visita de auditores de supervisão, que avaliam princípios como melhoria contínua, tomada de decisões baseadas em fatos e envolvimento das pessoas.

Todo esse trabalho tem sido chancelado pelas empresas de consultoria que nos acompanham, inclusive a Fundação Dom Cabral. Pelo quarto ano consecutivo, a Associação Comercial recebeu o selo GPTW de excelente empresa para trabalhar. Com a gestão voltado ao desenvolvimento dos colaboradores e os investimentos em boas práticas, no ano que vem queremos participar dos rankings Great Place to Work (GPTW) de melhores empresas do Paraná e de pequenas empresas do Brasil.

Queremos também ajudar as empresas a ter a gestão profissionalizada, por isso, vamos oferecer um modelo de gestão a partir de 2022. O modelo, que é voltado para pequenas e médias empresas, inclui diagnóstico, acesso à trilha de desenvolvimento, capacitações e consultorias para colocar em prática os pontos de melhorias.

A boa gestão garante não apenas a continuidade, como a ampliação e a perpetuação dos negócios. Na contramão disso, são comuns os casos de empresas que fecham as portas por descuido com o fluxo de caixa, pela falta de mapeamento de processos, por não entenderem o futuro do negócio, entre outros problemas que ceifam empresas que poderiam prosperar, mas não adotaram boas práticas. A gestão profissionalizada vale ouro.