Artigos

Encontro de juízes

Encontro de juízes

44
visualizações

Depois de vir a Maringá para o lançamento do projeto Moradia Legal, que possibilita a regularização fundiária, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto, se reuniu com diretores da ACIM e empresários. O encontro em 25 de novembro teve a participação de desembargadores, juízes que atuam na cidade e do prefeito Ulisses Maia. Foi uma oportunidade para apresentar o trabalho da Associação Comercial, inclusive durante a pandemia. Souza Netto afirmou que ficou “muito impressionado com a atuação da ACIM, consciente de sua responsabilidade social” e fez um convite à entidade: criar uma câmara privada de mediação e arbitragem para a solução de conflitos extrajudiciais. A proposta vai ao encontro de um projeto do presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, para a segunda gestão. Agora a entidade vai estudar a implantação da câmara para ajudar a solucionar conflitos.


Visita à Itaipu Binacional

As conselheiras do ACIM Mulher foram a Foz do Iguaçu para cumprir uma agenda de visitas técnicas e reuniões, em outubro. O grupo, formado por 15 empresárias e executivas, visitou a Itaipu Binacional, o Catuaí, e teve encontro com Isabel Salvatti, que preside o grupo Capitão. A agenda incluiu visitas técnicas à Associação Comercial de Foz, reunião com a diretoria do Marco das Três Fronteiras e com o secretário Municipal de Turismo, Paulo Angeli.


Campanha de brinquedos

Brinquedos novos e usados em bom estado estão sendo arrecadados pelo Instituto ACIM e RICTV para a campanha Brinquedo do Bem, voltada a crianças de baixa renda. As doações podem ser feitas na ACIM e num drive thru em 18 de dezembro das 11 às 13 horas em frente à sede da entidade. O drive terá a participação do Papai Noel, distribuição de algodão-doce e outras atrações para incentivar as doações.

Todos os brinquedos serão entregues em 21 de dezembro, ao vivo, durante o programa Balanço Geral, na hora do almoço. 


Visitas de secretários estaduais 

A ACIM recebeu, em 1 de outubro, o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, e o secretário de Estado de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge. Eles foram recepcionados por diretores da entidade e lideranças, como o prefeito Ulisses Maia e o deputado estadual Homero Marchese. Na pauta, a criação de empregos no Paraná e as iniciativas do governo estadual na área.


Associado do mês

Diferente de outras empresas de eventos duramente impactadas pela pandemia, a MF Eventos cresceu 70% no período. O segredo, segundo Rondinelli Fernandes de Oliveira, foi a organização. “Não paramos. Fomos nos reorganizando a cada novo decreto para continuarmos abertos”, conta.

Entre as iniciativas de sucesso esteve a cerimônia de casamento filmada por drone, feita exclusivamente para os noivos e, no máximo, um casal de padrinhos, mas buscando realizar os principais desejos dos noivos para tornar a data especial. “Cobramos o mesmo valor de um casamento comum, assim ninguém da equipe foi dispensado”, relata.

Atualmente com 62 funcionários, o negócio começou como buffet em 2018, época em que Rondinelli trabalhava como pessoa física. “Outros serviços eram terceirizados, mas com o tempo compramos decoração, som e iluminação. Hoje somos uma empresa completa de eventos”, explica. Rondinelli unificou seu negócio aos serviços de outros profissionais e, assim, fundou a MF Eventos como um grupo em março de 2020. “Prezamos pela qualidade e temos amor pelo trabalho”, destaca. Segundo ela, o sucesso do empreendimento se deve à qualidade dos serviços. Oferecendo salão de festas, decoração, DJ, iluminação, doces finos, assessoria e fotógrafo para eventos, o grupo é composto por Filia Fotografia, Robson Valério Decorações, Chácara Allan’De, Sonhos de Chocolate, Jaqueline Gabris Assessoria e Lyma Som e Luz. O escritório fica na avenida Getúlio Vargas, 266 - loja 404 e o telefone é (44) 9993-8659. A MF Eventos tem conta no Instagram: @mfeventosmga


George Coelho, Jovem Empreendedor   

Está marcada para 2 de dezembro, a cerimônia de homenagem a George Coelho com o Prêmio Jovem Empreendedor. George Coelho é graduado em Fisioterapia e cursa Direito. Depois de trabalhar em uma multinacional, tendo também atuado como perito judicial e assistente em perícias trabalhistas, abriu a primeira empresa, que em 2010 passou a se chamar Labore Saúde Ocupacional. Coelho também é acionista de uma empresa de TI e do Maringá Futebol Clube, além de se dedicar ao associativismo há muitos anos. É presidente do Instituto Cultural Ingá e do Conselho Municipal do Trabalho. “Ganhar o prêmio é uma mistura de três sentimentos: surpresa por ter sido escolhido, gratidão e felicidade”, comenta. A cerimônia terá patrocínio de Be Resolution, Certezza, Cocamar, Cooper Card, FA Maringá, Humana Saúde, KIT Paraná, Maringá Park, Plaenge, Saint Helena, Sancor Seguros, Sicoob, SVN Investimentos, Tecnospeed, Unicesumar, Uniformes Paraná, Unimed, Uniprime, Vivaro Eventos e Webber Acabamentos/Selec Webber.


Entre as melhores para trabalhar 

Pelo quarto ano consecutivo, a ACIM recebeu o selo GPTW de excelente empresa para trabalhar. A entidade atingiu pontuação superior a 8, de um total de 10, na pesquisa realizada pelo Great Place to Work (GPTW). Para isso, colaboradores responderam a questionário, de forma sigilosa, sobre o ambiente de trabalho. O certificado tem validade de um ano, e em 2022 a entidade vai participar de dois rankings do GPTW: de melhores empresas do Paraná e de pequenas empresas do Brasil.


Obras de Pavimentação  

A Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Infraestrutura do Paraná assinaram, em 5 de novembro, autorização de pavimentação no valor de R$ 4,7 milhões. A cerimônia foi no auditório Hélio Moreira, com as presenças do prefeito Ulisses Maia, secretário Sandro Alex, prefeitos da Amusep e representantes da ACIM. Isso porque o projeto foi doado pela Associação Comercial. Serão pavimentados 10,3 quilômetros de 42 ruas de vários bairros. 


Reforma tributária   

A reforma tributária, discutida pela Câmara Federal e Senado, foi tema de palestras de dois especialistas em 4 de outubro. Quem apresentou as principais mudanças da legislação foram os advogados Everardo Maciel, que é consultor tributário e membro da Academia Internacional de Direito e Econômica; e Ana Claudia Utumi, que é professora de Mestrado em Tributação Internacional do IBDT e University of Zurich e doutora em Direito Econômico-Financeiro pela USP. Entre as mudanças estão a cobrança de alíquota de 15% na distribuição de lucros e dividendos de empresas com faturamento superior a R$ 4,8 milhões por ano e alteração nos valores da tabela do Imposto de Renda de pessoa física

O evento presencial e online foi uma realização da ACIM, Instituto de Direito Tributário de Maringá e OAB Maringá, e pode ser conferido na conta da ACIM Maringá no YouTube.