Artigos

A lama e a poeira que deram origem a Maringá e à ACIM

A lama e a poeira que deram origem a Maringá e à ACIM

203
visualizações
Estreia do filme foi em abril e movimentou as cinco salas de cinema do Maringá Park

A maior produção audiovisual de Maringá, com envolvimento de 30 atores e filmagens em quase dez locações, será disponibilizada gratuitamente nos canais da ACIM Maringá e Maringá Histórica no Youtube, assim que houver a liberação da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Isso porque o filme ‘Maringá Cidade Empreendedora – da lama e da poeira ao associativismo’ foi enquadrado na lei do Audiovisual e teve captação de recursos por meio de patrocínio, daí a necessidade da liberação do órgão. A expectativa é que o documentário dramatizado seja disponibilizado em maio na internet.

Mas antes, em 3 de abril, foi realizada a estreia. As cinco salas de cinema do Cineflix do Maringá Park ficaram lotadas de associados, ex-presidentes da ACIM, patrocinadores, equipe de produção, imprensa e influenciadores digitais. No telão eles assistiram a história da Associação Comercial e os desafios para o desenvolvimento de Maringá. O filme de cerca de 70 minutos retrata desde o início da colonização da cidade, na década de 1940, aos tempos atuais. 

Traz depoimentos de arquivos e recentes de ex-presidentes da ACIM e de empresários, fotos, vídeos, além da dramatização de situações reais. Entre os materiais usados estão o acervo do Maringá Histórica, com vídeos da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, e do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson (que pertence à ACIM).


Principais conquistas


Presidentes e ex-presidentes da ACIM: Massao Tsukada, Michel André Felippe Soares, José Carlos Barbieri, Atair Niero, José Carlos Valêncio, Marco Tadeu Barbosa e Ariovaldo Costa Paulo

Na produção são abordadas a emancipação política de Maringá, as primeiras eleições municipais, a constituição da Associação Comercial, a construção da Catedral, a chegada da água encanada, o crescimento demográfico, a ampliação da rede de telefonia, a criação da UEM, a verticalização da cidade, entre outros fatos históricos.

No total, foram envolvidos cem profissionais, entre equipe técnica, artistas e figurantes. Com roteiro de Miguel Fernando, a direção é de João Kowalski, produção da Camarada Filmes (Curitiba/PR), coprodução de Cosmos Filmes (Maringá), Forféu Atividades Artísticas e Maringá Histórica. Teve apoio da ACIM e patrocínio de CooperCard, Localiza, Rivesa, Unimed Maringá, Fertipar, Fortgreen, Sanches Tripoloni, DB1 Group, FA Colchões, Crivialli e Lowçucar.