Artigos

Livro retrata história da ACIM dos últimos sete anos

Livro retrata história da ACIM dos últimos sete anos

220
visualizações

Após ‘A solidez de um legado’, que narra todos os principais acontecimentos e as gestões da Associação Comercial entre 1953 e 2016, o historiador Miguel Fernando publica novo livro, contando os últimos sete anos do trabalho da entidade, desde 2016. E se na primeira obra ele escreve em parceria com o jornalista Dirceu Herrero Gomes, em ‘Compromisso com o futuro: projetos e ações de 2016 a 2023’, Fernando ficou responsável pela pesquisa e texto. 


PANDEMIA

O novo livro, que foi impresso e começou a ser distribuído em abril, conta os principais projetos e ações das gestões dos presidentes José Carlos Valêncio e Michel André Felippe Soares. Nas 250 páginas, o leitor encontra o contexto de eventos que provocaram transformações locais, a exemplo da entrega do Masterplan Metrópole Maringá, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), e a pandemia da covid-19, em que a entidade teve papel decisivo para manutenção de negócios e em salvar vidas, por meio da doação de UTIs, máscaras e outros materiais. “O livro aponta personagens abnegados e voluntários envolvidas na causa associativista. Também discute tensões, preocupações e soluções que foram propostas ao longo do recorte temporal”, diz o autor.

Os leitores, certamente, se encontrarão em algum momento dessa história, porque é um registro atual, mas o material também usa diferentes fontes para proporcionar perspectivas dos acontecimentos. “É possível identificar o perfil e o modo de gestão e de liderança de cada um dos presidentes. Além de facilitar a fluidez da leitura, permite perspectivas sobre eventos recentes”. Ele continua: “quando estamos próximos dos acontecimentos, temos mais acesso aos detalhes, mas é difícil registrar e interpretar aquilo que está próximo. Por isso, é provável que com este livro não seja possível apresentar a magnitude dos feitos de Valêncio e Felippe, mas o impresso deixa pistas importantes acerca do trabalho associativista”. O material está disponível na ACIM.