Artigos

Moderna, funcional e à disposição dos associados

Moderna, funcional e à disposição dos associados

23
visualizações

Edifício Adilson Emir Santos. Desde 27 de setembro este é o nome do prédio da Associação Comercial em homenagem ao ex-presidente que faleceu em 2017. Outros empresários e lideranças que contribuíram com a história da ACIM ganharam nomes nos novos espaços da sede, depois de uma revitalização de 2 mil metros quadrados. A reforma permite oferecer ambientes para os cursos da Escola de Negócios e uma área dedicada à inovação. É o Inovus, um programa de aceleração de ideias e projetos com o acompanhamento de especialistas e à disposição dos associados. 

Para marcar a revitalização foi realizada cerimônia para 400 pessoas, entre familiares de homenageados e lideranças como o governador Carlos Massa Ratinho Junior; prefeito Ulisses Maia, secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; chefe da Casa Civil, Guto Silva; deputados federais Enio Verri e Ricardo Barros; deputados estaduais, vice-prefeito Edson Scabora e vereadores, além de 17 juízes, incluindo o diretor do Fórum Criminal de Maringá, José Cândido Sobrinho, e representantes das forças de segurança.

Com apresentação da orquestra filarmônica Unicesumar, a cerimônia teve início com os pronunciamentos. O presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, lembrou o quão desafiador foi o início do trabalho da entidade e a importância do associativismo para Maringá. “Temos uma sede à altura dos nossos associados. Os novos espaços permitem não apenas ampliar, como modernizar o trabalho. É uma proposta conectada aos novos modelos de negócios e fizemos questão de homenagear quem nos antecedeu. Vamos continuar participando do desenvolvimento da cidade”, completou. 

Para o presidente da Faciap e do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, a ACIM é um exemplo de associativismo, de empreendedorismo e de como aglutinar parceiros. “É um prédio novo e cheirando à inovação”. Já o prefeito Ulisses Maia destacou a participação ativa da sociedade e da ACIM, que se preocupa com o destino da cidade. Em seu discurso, Ratinho Junior destacou que o trabalho da entidade, de apoio ao planejamento do município, serviu de inspiração para o desenvolvimento do Paraná para os próximos 30 anos com a criação do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná. “O poder público não tem uma cultura de planejamento a médio e longo prazos. Maringá, ao contrário disso, trouxe essa inovação ao Brasil e se tornou grande referência em planejamento, graças também à atuação de entidades como a ACIM”, disse.

Após o descerramento da placa da gestão 2020-2022, o primeiro ambiente inaugurado foi o prédio, que leva o nome de Adilson Emir Santos. Depois foi a vez da inauguração das salas da Escola de Negócios, que passam a levar os nomes de Wilson de Matos Silva (reitor da Unicesumar, com participação ativa na ACIM), Fernando Ferraz (fundador da FA Maringá que desde 1976 participa da Associação Comercial e foi representado pelo filho Carlos Ferraz), Ariovaldo Costa Paulo (fundador da Arilu Distribuidora e ex-presidente da ACIM), Carlos Alberto Tavares Cardoso (diretor-presidente da Companhia Sulamericana de Distribuição e ex-presidente da ACIM) e Atair Niero (ex-presidente da Associação Comercial).

No primeiro andar, o Inovus leva o nome de Espaço Michel Felippe em homenagem ao empresário que foi dono do Hospital Santa Lúcia e presidente da Somaco – ele é avô do presidente da Associação Comercial e pai da presidente do Instituto ACIM, Nádia Felippe. 

No segundo andar Gastão de Mesquita Filho foi homenageado com a antessala – ele foi engenheiro civil e principal executivo da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela implantação de Maringá. Como é falecido, quem recebeu a homenagem foi o neto Christiano Mesquita. Também no segundo andar receberam os nomes de salas Sidney Meneguetti, o presidente mais jovem da Associação Comercial e representado, na cerimônia, pelo filho Samuel Meneguetti; e Raymundo do Prado Vermelho, advogado e ex-presidente da entidade que deu nome à sala da superintendência. 

A cerimônia teve o patrocínio de Certezza Consultoria Empresarial, Cocamar, Cooper Card, Fomento Paraná, Humana Saúde, Maringá Park, Sancor Seguros, Sicoob, Unicesumar e Uniprime.


Michel Felippe Soares: “os novos espaços permitem não apenas ampliar, como modernizar o trabalho. É uma proposta conectada aos novos modelos de negócios” 



Fernando Moraes, presidente da Faciap e do Sebrae Paraná: ACIM é um exemplo de associativismo, de empreendedorismo e de como aglutinar parceiros



Prefeito Ulisses Maia destacou a participação ativa da sociedade e da ACIM


Governador Ratinho Junior: “o poder público não tem uma cultura de planejamento. Maringá, ao contrário disso, trouxe essa inovação ao Brasil e se tornou grande referência em planejamento”



Família de Adilson Emir Santos



Familiares de Wilson de Matos Silva



Fernando Ferraz foi representado pelos filhos, netos, genro e nora


Ariovaldo Costa Paulo e família



Ex-presidente Carlos Tavares Cardoso também foi homenageado



Atair Niero, outro ex-presidente que teve o trabalho reconhecido



Ambiente de inovação recebeu o nome Espaço Michel Felippe, em homenagem ao empresário que foi avô do presidente da entidade 



Raymundo do Prado Vermelho dá nome à sala da superintendência



Executivo da companhia responsável pela colonização de Maringá, Gastão de Mesquita Filho emprestou seu nome a uma sala; o neto recebeu a homenagem



Samuel Meneguetti recebeu a homenagem em nome do pai, Sidney Meneguetti

TOUR
O prédio onde funciona a Associação Comercial é histórico, data de 1954. A entidade funciona no local desde 2002, na gestão de Jefferson Nogaroli, mas antes, em 1999, passaram a funcionar ali o Sicoob, Casa Mercosul (hoje Instituto Mercosul) e entidades ligadas à ACIM. Em 2011, o prédio foi reformado durante a gestão de Adilson Emir Santos. São quase 4 mil metros distribuídos em três andares, para o atendimento e a prestação de serviços aos quase 5 mil associados. Lá trabalham cerca de 60 colaboradores, além das equipes de entidades parceiras, que recebem apoio institucional.
Os associados estão convidados a conhecer e usufruir da estrutura e podem agendar um tour pelo telefone (44) 3025-9595.