Artigos

Fábrica de vacinas em Maringá

Fábrica de vacinas em Maringá

28
visualizações

Recursos para associados

Com o aporte financeiro da ACIM, a Noroeste Garantias está avalizando operações de crédito para pequenas empresas associadas, no valor total de até R$ 5 milhões. Os recursos podem ser usados para capital de giro, investimentos e instalação de sistema fotovoltaico. A Noroeste Garantias funciona no prédio da ACIM, e para acessar o crédito, é preciso apresentar os documentos que constam em www.noroestegarantias.com.br, agendar uma visita pelo telefone (44) 3023-2283 ou com os consultores da ACIM. Depois um comitê analisará a proposta e se aprovada, o empreendedor terá acesso aos recursos.

 

Festival e clínica de tênis

O Instituto ACIM promoveu, em 31 de julho, o Festival e Clínica de Tênis ACIM, voltado para dezenas de jovens de baixa renda do Projeto Ponte, de Sarandi. Profissionais do esporte compartilharam orientações, regras e uso de equipamentos. Ao final as crianças receberam medalha como incentivo ao esporte. O instituto também doou bolas de tênis, camisetas e as medalhas.

 

Associado do mês

Douglas Gimenes Gauna (foto) e Michel Erivelto Gomes se uniram para abrir a Alianza Resíduos, prestadora de serviços especializada na coleta e transporte de resíduos. Inaugurada em junho, a empresa conta com cinco pessoas e recolhe todos os tipos de resíduos, desde lixo orgânico a sobras de construção civil, passando por sólidos contaminados – só não é feita a coleta de resíduos da área da saúde.

Engenheiro ambiental, Gauna sempre teve o sonho de abrir uma empresa. Depois da graduação, ele gerenciou aterros sanitários e detectou a necessidade de uma empresa como a Alianza. “Diversos resíduos não são coletados pela prefeitura e os geradores precisam contratar um gerenciador para prestar o serviço. É claro que a pandemia afeta o negócio, mas quando ela terminar, estaremos preparados para atender as demandas”, relata.

O empresário destaca que a Alianza preza pela transparência e bom atendimento. A expectativa é de que em um ano o negócio possua clientela fixa ainda maior, firme contratos públicos, além de expandir para outras cidades e investir em novos equipamentos.

A Alianza Resíduos fica na Rodovia PR 317 - KM 2, n°2.022, sala 17C. Os telefones são (44) 3200-0460 e (44) 99957-4808.


Summit difunde ODS 

A terceira edição do Summit Pacto Global Signatários será em 25 e 26 de outubro, em formatos presencial e online. Com participação gratuita, o evento é realizado pelo Instituto ACIM e Movimento Nacional ODS. No dia 25 o evento, que acontecerá no auditório da ACIM, começará às 19 horas, tendo palestra magna de Helen Pedroso, diretora de relações institucionais do Pacto Global e premiação do Selo ODS para as mais de 20 empresas inscritas no processo de certificação. As empresas receberão, do Instituto ACIM, selos: ouro, prata e bronze, de acordo com o número de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atingidos por seus projetos.

No dia seguinte o evento terá início às 9 horas, com palestras de Lucas Ramalho, do Ministério da Economia; do senador Rodrigo Cunha; e de Francine Lemos, que é diretora do Sistema B Brasil. À tarde as palestras serão de Rodrigo Figueiredo, que é vice-presidente de sustentabilidade da Ambev; Hugo Bethlem, que preside o Conselho Capitalismo Consciente; e apresentação de projetos de ODS das empresas locais, com a presença do consultor e palestrante de sustentabilidade Silvio Barros. Por fim, à noite haverá palestra de Viviane Martins, que é presidente da Falconi. As inscrições podem ser feitas pelo link da bio em @instituto.acim no Instagram. A transmissão pela internet será pelo canal ACIM Maringá no YouTube.

 

Maior exposição do mundo em Dubai

Um grupo de maringaenses participará da maior exposição mundial: desta vez a Expo Mundial será em Dubai, nos Emirados Árabes. Haverá um pavilhão específico do Paraná, organizado pelo governo do estado e Invest Paraná, entre 10 e 17 de outubro. “É o maior encontro mundial de negócios, realizado a cada cinco anos, abordando temas como cultura, tecnologia, inovação, design e excelência humana”, afirma o presidente do Instituto Mercosul, Aluízio Andreatta. O instituto está organizando a comitiva maringaense que participará da exposição, inclusive estão à venda pacotes para a participação. Representantes de entidades, empresários, prefeito Ulisses Maia e o secretário de Inovação Marcos Cordiolli participarão da feira, que acontecerá até 31 de março de 2022, com expectativa de receber 25 milhões de visitantes. O Paraná será o primeiro estado a apresentar o país na feira.

 

 

De graça nas redes sociais

Com temas variados e sempre voltados para o mundo dos negócios, a ACIM realiza palestras online e podcasts, com a participação de especialistas. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente no canal ACIM Maringá do YouTube. Os temas discutidos em agosto e setembro foram:

- Papo de Negócios - Transformando o Contato em Negócios, com os consultores Leonardo Lopes e Cris Schneider

- Fórum ACIM Mulher, vamos falar sobre ESG?, com Beatriz Vergueiro, da XP Investimentos; e Luciana Nabarrete, da Engie Brasil

- Países árabes e relações comerciais, com o gerente de inteligência de mercado da Câmara Árabe, Marcus Pillon

 

Podcasts

- Plano de carreira, com a advogada Maria Cristina Seára Veltrini

- Licenciamento de marca, com a advogada Natália Ferruzzi

- Como desenvolver o hábito da atividade física, com a mestre em Ciências do Movimento Humano, Juliana Miyaki da Silveira

- Como lidar com reclamações nas redes sociais, com a jornalista Lorena Nogaroli

- Vendas pela internet, com o orientador e gestor de processos da Mormaii, Sacha Juanuk

- Saúde mental e o trabalho, com o psicólogo Vinicius Romagnolli Rodrigues Gomes

 

Mobilidade sustentável

Especialistas renomados discutiram a mobilidade sustentável, em mesa-redonda online e presencial em 20 de setembro. Em Maringá, as bicicletas representam 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional, segundo estudo da Cidade Viva. Maringá oferece 41 quilômetros de ciclovias e outros 15 estão em estudo. Isso contribui para um comércio pujante: mais de 600 empresas comercializam ou consertam bicicletas e acessórios, segundo a Secretaria da Fazenda.

O assunto foi debatido pelo secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur; prefeito Ulisses Maia; engenheiro civil especialista em transporte Ricardo Medanha Ladeira, que é coordenador-geral da Cidade Viva; engenheiro civil Silvio Barros II, que é consultor na área de sustentabilidade e gestão pública; e o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares.

Patrocinaram o evento Dias Bike, Maringá Park Shopping, Humana Saúde, Voltur, Ziober e Shelter Steel Estruturas Modulares.

 

 

Exposição no Avenida Center

Maringá, seus cantos, cenários e vida cotidiana foram temas de uma exposição fotográfica entre 31 de agosto e 25 de setembro na Galeria de Arte, do Shopping Avenida Center. Com o nome ‘20 Ver Maringá’, a exposição teve 72 imagens produzidas por dez fotógrafos, que integram o Núcleo de Fotógrafos de Maringá, ligado ao programa Empreender, e teve apoio da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom). Foi a primeira exposição autoral do grupo, formado por Alessandro Gaioto, Angélica Britez, Cesar Thobias, Elisson Andrade, Franciane Gaioto, Gisele Luvizeto, Ivan Amorin, Marcos Luvizeto, Rose Babicz e Tatiana Rainieri.

 

Maringá Liquida com 5 dias 

Mais de mil lojas do comércio de rua e shoppings participaram da Maringá Liquida, que distribuiu R$ 60 mil em raspadinhas premiadas aos consumidores. As lojas investiram em reforço do estoque, aumento da equipe e em divulgações próprias que se juntaram à mídia maciça contratada pela ACIM e Sivamar, que incluiu emissoras de TV, rádio, internet e ação com influenciadores digitais. Além das compras em lojas físicas, os consumidores puderam comprar pelo www.compreaquimaringa.com.br. A campanha foi de 18 a 21 de agosto para o comércio de rua e até o dia 22 para os shoppings.

 

George Coelho, Jovem Empreendedor

George Coelho, da Labore Saúde Ocupacional, foi escolhido Jovem Empreendedor, prêmio concedido anualmente pela ACIM e Copejem para empresários e executivos de Maringá com até 40 anos e participação em iniciativas da comunidade. Ele foi escolhido por uma comissão julgadora depois de ter tido o nome indicado por 12 entidades na primeira fase do processo. Graduado em Fisioterapia e cursando Direito, Coelho é dono da Labore, que gera 85 empregos e tem quatro unidades na região, com expectativa de abertura de outras quatro nos próximos dois anos. A Labore já ganhou prêmios nacionais e estaduais em qualidade e produtividade, por cumprir ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e como uma das melhores empresas para trabalhar. Coelho também é acionista de uma empresa na área de TI e do Maringá Futebol Clube, além de se dedicar ao associativismo há muitos anos. A entrega do prêmio será em dezembro. Na última edição, em 2019, o ganhador foi Erike Almeida, da Tecnospeed.


 

Recursos para entidades

Lar dos Velhinhos e Asilo São Vicente de Paulo receberam, em 20 de agosto, o lucro do kit solidário comercializado pelas conselheiras da ACIM Mulher. Composto por fondue, vinho e pães, o kit foi entregue em sistema drive e os recursos custearão a manutenção das duas entidades que acolhem idosos. Participaram da cerimônia Michel Felippe Soares (ACIM), Cláudia Michiura, Jamile Elias e Ivana Cabral (ACIM Mulher) e Nádia Felippe (Instituto ACIM), além de Lindamir Ganassin e Eduardo da Silva, representando o Asilo São Vicente, e Irene Malamin e Narjoi Tones, do Lar dos Velhinhos.

 

Cargas internacionais  

As possibilidades que o novo momento do Aeroporto de Maringá pode gerar com a retomada das operações do Terminal Internacional de Cargas (Teca) foi debatida em mesa-redonda presencial e online em 30 de setembro. Como a participação do superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, e do CEO da BHZ Logística Integrada, Leonardo Coli, o evento foi organizado pelo Instituto Mercosul e ACIM e discutiu a prospecção de clientes e a possibilidade de tornar um aeroporto indústria. O evento continua disponível no canal da ACIM no YouTube e teve patrocínio da BHZ e Humana Saúde.

 

Prêmio ACIM Mulher

A empresária e agropecuarista Paula Buosi Fabre receberá o Prêmio ACIM Mulher em 4 de novembro, às 20 horas, no Giardino. Paula foi escolhida por uma comissão julgadora em 2019, mas devido à pandemia o evento foi postergado. Ela é graduada em Psicologia e diretora comercial das Bebidas Virginia e dos Alimentos Virginia, uma das maiores distribuidoras da Ambev no Brasil e distribuidora da Nestlé, com atuação em 60 municípios. Trata-se de uma empresa familiar, com 70 anos e que emprega 400 pessoas. Paula foi catequista, coordenadora da Pastoral do Adolescente e participa do grupo do Lar dos Velhinhos São José. É casada com Neri Fabre e mãe de Andrea e Bruna. Na última edição a homenageada foi a produtora rural Maria Iraclézia, presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e da Sociedade Rural de Maringá (SRM). O prêmio é anual e foi criado em 2004.