Artigos

Missão cumprida e muito aprendizado

Missão cumprida e muito aprendizado

324
visualizações

Alguns ex-presidentes me confidenciaram: presidir a Associação Comercial é uma oportunidade ímpar, cujo conhecimento acumulado não se pode mensurar, dá para tentar em números e resultados, mas jamais será justo com o tamanho da entrega pessoal que o cargo requer. É justamente isso que vivenciei nos cinco anos em que estive à frente da entidade. 

Foi um período em que convivi com empresários de todos os portes e segmentos, empreendedores natos e autoridades que ajudam a construir a nossa cidade, região, estado e país. Tive o apoio incondicional de 400 voluntários que fazem parte dos nossos conselhos de Administração (CAD), Superior, Comércio e Serviços, Empreender, Copejem e do ACIM Mulher. Também contei com o aval dos cinco mil associados e da dedicação dos colaboradores da ACIM, além de todas as demais entidades que integram o nosso sistema. Por meio dessa rede superamos grandes desafios. 

Basta lembrar que tivemos momentos adversos devido à pandemia. Como consequência, as empresas enfrentaram todo tipo de dificuldade. A ACIM esteve presente e ajudou a socorrer os negócios por meio de parcerias com instituições financeiras. E, diante da possibilidade da falta de leitos para atender pacientes com covid-19, juntou-se a entidades e parceiros da sociedade civil organizada para adquirir equipamentos que serviram ao sistema público de saúde, principalmente novas UTIs. Uma vez mais a Associação Comercial ultrapassou seus limites enquanto entidade de classe e  defendeu os interesses da coletividade.

Passada a pandemia, voltamos nosso trabalho às metas estabelecidas no início da gestão, ou seja, atingir marcas históricas e entregar à próxima diretoria: 5 mil associados e 80 núcleos do Programa Empreender - ambas cumpridas. Esses resultados atestam o quão importante é o trabalho da ACIM no meio empresarial, principalmente para os micro e pequenos empresários que representam 80% dos nossos associados. Aqui, eles encontram apoio para desenvolver os seus negócios.

Ainda investimos em produtividade e eficiência. Tivemos o acompanhamento de consultorias, treinamos colaboradores, alteramos fluxos de trabalho, criamos novo organograma e investimos em cultura organizacional. Adotar indicadores da gestão moderna se tornou prioridade no meio empresarial, e nós fizemos o mesmo, o que é comprovado pelo Selo ODS que recebemos. A certificação ISO 9001 e o ranking GPTW de Melhores Empresas para Trabalhar também atestam a performance deste período. 

Como nosso objetivo é atuar como indutora de boas práticas, desejamos que essa excelência seja adotada pelas pequenas empresas. Para isso, desenvolvemos uma metodologia exclusiva, que oferece treinamentos, oficinas e consultoria depois de um autodiagnóstico. Trata-se do programa ENE – Excelência no Nível Empresarial. 

Igualmente importante é a inovação, que está ao alcance dos empreendedores por meio do Inovus, espaço que oferece mentorias e programa imersivo com o acompanhamento de consultores. 

Nas próximas páginas, desta revista, segue um resumo das atividades desenvolvidas ao longo das duas gestões, entre 2018 e 2023.

Encerro este ciclo com os sentimentos de gratidão e de grande aprendizado. A todos os associados que avalizam a marca e o trabalho da Associação Comercial, o meu obrigado e o desejo de prosperidade. E à nova diretoria, presidida pelo amigo e competente José Carlos Barbieri, que tenho a satisfação de passar o bastão, os meus sinceros votos de sucesso. 

ACIM, a casa do empreendedor maringaense.


Michel André Felippe Soares é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)