Artigos

Instituto ACIM: ponte para o desenvolvimento sustentável

Instituto ACIM: ponte para o desenvolvimento sustentável

309
visualizações
Clínica de tênis em julho de 2021 reuniu 50 crianças e adolescentes em Sarandi; professores compartilharam experiências e ensinaram técnicas do esporte

A prosperidade e o bem-estar da coletividade são os pilares do Instituto ACIM, criado em 2020 pela Associação Comercial. Atuando em consonância com a Agenda 2030, das Nações Unidas (ONU), que traça metas para o crescimento sustentável das empresas, o instituto trabalha para criar um ecossistema em que o desenvolvimento econômico esteja atrelado a uma cultura social e ambiental. 

As ações são definidas a partir de quatro eixos: filantrópico, ambiental, esportivo e sustentabilidade. Para isso, o instituto atua na elaboração de projetos, assessoria de empresas, incentivo à responsabilidade social por meio de renúncia fiscal, capacitação e certificação de empresas sustentáveis.

“Braço social e ecológico da Associação Comercial, o instituto atua para unir todos os conselhos e motivar os associados em torno desses quatro eixos, definidos em consonância com os anseios da sociedade e do mercado. Essa corrente em prol do desenvolvimento sustentável e do bem-estar social se dá por meio de parcerias”, explica a empresária Nádia Felippe, que liderou a criação e presidiu o órgão nos dois primeiros anos e meio de funcionamento. 

Uma das principais ações dentro do programa de sustentabilidade é a certificação de empresas com o selo ODS, que é conferido às organizações que desenvolvem iniciativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a redução das desigualdades,  produção de energia limpa, incentivo ao consumo e produção responsáveis, entre outros. 

Nádia destaca que a credibilidade do selo atesta o comprometimento das empresas com as causas sociais e ambientais em sua cadeia produtiva. Ao receber o selo, elas também participam de uma jornada que incluiu imersão sobre ODS, capacitação e workshop para construção de projetos. Desde 2020, 70 empresas receberam o selo. 

Ainda comprometido com as questões sociais, ambientais e de governança, o instituto criou em 2021, em parceria com o Programa Empreender, o Núcleo ESG (Environmental, Social and Governance), em que os gestores das empresas participam de oficinas, palestras e apresentações de cases que podem ser implementados em suas organizações. O ESG preconiza uma série de boas práticas que definem se a empresa é sustentável e capaz de gerar impactos positivos na comunidade em que atua. 

Filantropia

Dentro do eixo filantrópico, o instituto ajudou a arrecadar 1,5 tonelada de roupas para a Campanha do Agasalho de 2021. Ainda durante a campanha, foi realizada uma força-tarefa onde foram doados dezenas de cobertores para famílias de baixa renda, além de cobertas para animais de pequeno porte atendidos pela Secretaria de Bem-Estar Social. No ano seguinte, outras 7 mil peças de roupas e cobertores foram arrecadadas e destinadas a três entidades de Maringá, Paiçandu e Sarandi. 

Outra importante ação filantrópica foi o Fondue Solidário com o ACIM Mulher. As vendas de kits de fondue renderam quase R$ 5 mil, que foram repassados para ajudar o Lar dos Velhinhos e o Asilo São Vicente de Paula. Nos últimos dois anos, o instituto, em parceria com a RIC/Record, também ajudou a fazer a alegria de milhares de crianças, com brinquedos doados por voluntários e associados. Só na campanha realizada em 2021 foram arrecadados mais de 10 mil brinquedos. 

Para promover a saúde mental e o bem-estar da comunidade, o Instituto ACIM apoiou a campanha Setembro Amarelo, realizada no ano passado, com orientações sobre a importância da prevenção ao suicídio por meio da palestra ‘Setembro Amarelo, temos que conversar’, proferida pelo médico psiquiatra José Cleber Feliciano Ferreira e promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ambiente

Em relação às ações para a preservação do meio ambiente, o instituto realizou a Campanha de reciclagem de esponjas de uso doméstico. Esse material, que demora 400 anos para se decompor, quando recebe a destinação correta pode ser usado para a produção de baldes, vasos, lixeiras, entre outros. Durante a campanha, foi instalado um ponto de coleta na sede da ACIM. 

Já em alusão ao Dia da Árvore, em uma ação realizada em setembro de 2021, voluntários coordenados pelo instituto plantaram 80 mudas de árvores em Maringá. O instituto também apoiou, por meio de conscientização e divulgação, o programa de coleta seletiva do município, e fez a divulgação dos locais de entrega voluntária de material reciclável. 


Esporte

Na área do esporte, outro eixo fundamental, foram criados, em 2021, dois projetos de incentivo à prática e formação de atletas: o ‘Futebol para todos: formando campeões’ e o ‘Tênis para Todos: formando campeões’, ambos voltados para meninos e meninas entre 7 e 16 anos. O instituto promoveu inclusive uma clínica de tênis para estimular a prática do esporte, em que parceiros doaram 28 tubos de bolas. 

“O intuito dessas iniciativas é cuidar das nossas crianças, tirando-as muitas vezes das ruas e abrindo caminho para uma oportunidade e até uma carreira no esporte”, diz Nádia, acrescentando que a intenção é ampliar as vagas futuramente. 

O instituto também investiu no esporte paraolímpico. No ano passado, a instituição e o ACIM Mulher arrecadaram R$ 12 mil, destinados ao Kings Maringá, time de basquete em cadeira de rodas, que representa a cidade em competições estaduais e nacional.


Entrega do Selo ODS em outubro de 2022 para 34 empresas que cumprem de 3 a 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; certificação com selo ouro, prata e bronze depois de diagnóstico, construção de projetos sustentáveis, treinamento e auditoria


Em parceria com a RIC, campanha arrecadou milhares de brinquedos em pontos fixos e em drive-thru que contou com trenzinho solidário e a presença do Papai Noel; depois houve a distribuição em bairros da cidade