Artigos

A experiência do Conselho Superior no zelo pela ACIM

A experiência do Conselho Superior no zelo pela ACIM

265
visualizações
Reunião do conselho, presidido por José Carlos Valêncio, em junho de 2022

O Conselho Superior reúne a experiência e a sabedoria dos ex-presidentes ainda associados da ACIM que têm a incumbência de dar apoio ao Conselho de Administração e zelar pelo cumprimento do Estatuto Social. O grupo é formado ainda por conselheiros eleitos e convidados. 

“Os diferenciais são a maturidade e o conhecimento dos membros em relação à entidade e sua história e, desta forma, podem contribuir efetivamente com os demais conselhos”, destaca José Carlos Valêncio, que presidiu o Conselho Superior nos últimos quatro anos, seguindo o estatuto que delega a função ao presidente do Conselho de Administração (CAD) da gestão anterior.

Essa contribuição vem em forma de orientação e suporte às decisões e as ações da diretoria executiva em exercício. Foi assim durante a pandemia da covid-19, período em que os setores produtivos e a própria Associação Comercial foram fortemente impactados e exigidos para o enfrentamento da crise.  

“Os conselheiros acompanharam de perto o trabalho da diretoria executiva, tais como a elaboração do plano de contingências e a negociação com fornecedores, entre outras medidas adotadas pelo CAD para auxiliar os associados”, diz Valêncio.

Além da competência consultiva, cabe ao Conselho Superior a função fiscalizatória. Não à toa, quando nasceu, junto com a ACIM, era chamado de Conselho Fiscal. Na década de 1980, o órgão passou a se chamar Conselho Deliberativo. A nomenclatura atual foi adotada no início dos anos 2000. 

Nomes à parte, a função de fiscalizar foi mantida e aprimorada. Entre as atribuições estão analisar os balancetes e relatórios financeiros da entidade, analisar e emitir parecer sobre o relatório das atividades e contas da entidade.

Mas, para Valêncio, a importância do Conselho Superior vai além das funções consultiva e fiscalizatória. “Sua existência é importante porque mantém viva a história da Associação Comercial ao conservar e proteger o principal alicerce da entidade que é o associativismo”, finaliza. 

CONSELHO SUPERIOR

Gestões 2018-2020 e 2020-2023

Presidente: José Carlos Valêncio 

Alberto Haddad

Alexandre Barros

Ana Lúcia Megda

Antônio Donisete Busiquia

Antonio Fiel Cruz Júnior

Ariovaldo Costa Paulo

Atair Niero

Carlos Alberto Domingues

Carlos Mamoru Ajita

Carlos Tavares Cardoso

Claudio Haruo Mukai

Claudio Sandri

Fernando Henriques

Gilson Barbiero

Heitor Bolela Jr.

Helio Costa Curta

Jefferson Nogaroli

João Maria da Silveira

José Gomes Ferreira

José Vanderley Santana

Luiz Fernando Fontana

Manoel Mário de Araújo Pismel (in memoriam)

Marco Tadeu Barbosa

Massao Tsukada

Paulo Meneguetti

Paulo Pereira Lima

Pedro Granado Martines (in memoriam)

Raymundo do Prado Vermelho 

Renato Tavares

Roberto Nagahama 

Sabas Martins Fernandes

Sebastião Carlos Abrão

Sidnei Meneguetti

Wilson de Matos Silva