Artigos

Inovus transforma ideias em negócios

Inovus transforma ideias em negócios

263
visualizações

Uma das missões da ACIM é fomentar o crescimento de Maringá por meio da união dos associados em parceria com o poder público e outros setores da sociedade. E para crescer é preciso investir em tecnologia e inovação. Foi com esse propósito que a Associação criou, em 2020, o Inovus, um ambiente no qual os empreendedores podem desenvolver ideias e transformá-las em negócios. 

O espaço, que funciona da sede da ACIM, é voltado para pessoas de espírito empreendedor que sonham abrir o próprio negócio e para empresários estabelecidos que desejam investir em novos produtos. Lá, eles recebem treinamentos e consultorias.

O empresário Jean Lucas Castanharo Fernandes participou da primeira turma do programa Inovus – Teste a sua ideia, que contou com a parceria do Sebrae/PR, Sicoob e Evoa Aceleradora. Ele foi um dos oito selecionados entre 55 inscritos para desenvolver um sistema de emissão de nota fiscal eletrônica voltado para produtores rurais. 

O hoje empresário conta que tudo começou em 2018 ao ver uma notícia sobre a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica do produtor na Bahia. Mas a ideia ficou adormecida até 2019, quando ele começou um estágio no setor de inovação da prefeitura de Maringá. Lá, teve contato com o mundo das startups e começou a pensar em viabilizar a ideia da nota fiscal eletrônica. Um ano depois, ao ingressar no Inovus, a ideia tomou corpo e deu lugar à Agromics, empresa de soluções focada no agronegócio. “Foi uma experiência incrível. Acredito que se não fosse o Inovus, a ideia nem teria saído do papel ainda. Ele fomenta o empreendedorismo, a inovação, e, consequentemente, fomenta a arrecadação do município, além da geração de empregos, O programa não poderia ter vindo em uma hora melhor. Vou levar essa experiência para a vida”, diz.

Com a nota fiscal eletrônica, o produtor rural economiza tempo, evita o extravio de documentos e torna mais fácil a contabilidade. O serviço é prestado de forma personalizada e chega ao público-alvo por meio de parceiros como cooperativas, sindicatos, empresas do agronegócio e pelos próprios produtores que indicam o serviço. “A empresa está crescendo, gerando impostos e estamos pensando em começar contratações, ou seja, vamos gerar emprego”, conta. 


Quatro edições

A primeira edição do Inovus – Teste a sua ideia, em novembro de 2020, foi realizada de forma online, em função das restrições impostas pela pandemia. Em julho de 2021, o programa teve uma edição especial voltada para negócios de impacto, que aliam sustentabilidade.

Ainda em 2021 a equipe de suporte e treinamento começou a participar do programa do Sebrae Habitats de Inovação, que foi importante para definir o posicionamento do Inovus enquanto ambiente de promoção de projetos de inovação. No ano seguinte, o espaço sediou o Desafio Universitário, uma parceria envolvendo a Cocamar, Feitep e UNICV. O desafio proposto pela Cocamar previa que os alunos criassem soluções para melhorar processos de produção. 

Até agora foram quatro edições do Teste sua Ideia, a última no fim de 2022. O programa foca nas principais habilidades dos empreendedores, fazendo com que eles desenvolvam projetos de maneira mais rápida do que nos métodos tradicionais de ensino. 

A metodologia conta com quatro bootcamp’s desenhados a partir das metodologias de Ideação e Design Thinking – como ter ideias; como validar ideias; como construir o Produto Minimamente Viável (MVP); e como realizar um pitch. O objetivo é conduzir os participantes em uma jornada para avaliarem as ideias, validarem se a proposta faz sentido para potenciais clientes e, depois, construírem o produto/serviço.

O Inovus já recebeu mais de cem inscrições e teve 34 ideias selecionadas para participar do programa. Segundo os organizadores, 72% das equipes conseguiram construir o projeto piloto durante o programa e 26% efetuaram vendas durante o período de imersão, com duração de um mês. Com isso, o Inovus vem se consolidando como um dos mais eficazes ambientes de promoção à inovação da região.