Artigos

Troca de experiências e aprendizado

Troca de experiências e aprendizado

253
visualizações
Em viagem para o Japão, em outubro de 2022, o presidente Michel André Felippe Soares e a comitiva maringaense estiveram na Associação Comercial de Kakogawa, onde foram recebidos pelo presidente Kazuaki Kamatani, retribuindo uma visita a Maringá quatro anos antes; cidade japonesa é co-irmã 

Em 2018, uma comitiva formada por maringaenses, inclusive o presidente da ACIM, Michel André Felippe Soares, desembarcou no Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecer detalhes do maior polo de inovação do mundo. Lá o grupo visitou centros de inovação, ambientes de fomento a startups e fundos de venture capital. Os empresários também conheceram a sede do Google e do Facebook e visitaram a Universidade Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo. Ao longo dos últimos cinco anos, outras viagens internacionais foram realizadas para conhecer boas práticas.

Em setembro de 2021 o destino foi a maior exposição do mundo, em Dubai. Na Expo Mundial, o Paraná foi o primeiro estado a representar o país para atrair investidores. A comitiva, além de diretores da ACIM, contou com a participação do prefeito Ulisses Maia.

Empresários maringaenses voltaram a viajar em busca de conhecimento e chegaram a Israel, a nação das startups, em abril de 2022. O objetivo foi conhecer ambientes de inovação e startups em Tel Aviv e Jerusalém, como a Ipgallery, especializada em smart cities, e o Weizmann Institute of Science. A visita incluiu a Innoviz, que desenvolve sistemas para veículos autônomos, e a plataforma Wix, que atua no Brasil.

Em outubro de 2022 os destinos foram Japão e Singapura, cumprindo uma extensa agenda de visitas que incluiu centros de inovação, banco cooperativo, consulados e entidades representativas.

No Japão, a missão visitou, por exemplo, o Hamamatsu Iwata Shinking Bank e a área de inovação da empresa: a Fuse Co-startup Space & Community. O grupo visitou ainda o Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu, considerada a cidade mais brasileira do Japão; e o centro de inovação do Hoops Link Kobe, em Hyogo. O roteiro não deixou de fora a cidade-irmã de Maringá desde 1990: Kakogawa. A viagem se tornou uma retribuição à visita do presidente da Associação Comercial de Kakogawa, Kazuaki Kamatani, a Maringá em 2018. Em Takasago, o grupo visitou uma usina de incineração que transforma lixo em energia.

Em Singapura, os empresários participaram da Switch - Singapore Week of Innovation & Technology, a maior feira do sudeste asiático que conta com startups, aceleradores e investidores do ecossistema de inovação e recebe milhares de participantes de dezenas de países. Também estiveram com a embaixadora Eugênia Ambassador Barthelmess, que estava na feira.