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Depea, 20 anos de pesquisa

Depea, 20 anos de pesquisa

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Equipe faz pesquisa junto a consumidores e lojistas

Desde 2002, o Departamento de Pesquisa e Estatística da ACIM (Depea) trabalha para levar informações práticas e dados confiáveis que auxiliam na tomada de decisões e ações de planejamento e desenvolvimento tanto da Associação Comercial quanto das empresas. Afinal, o dinamismo é característica da atividade comercial e, dentro de um cenário econômico competitivo, as pesquisas e os dados são recursos imprescindíveis.

No decorrer destes 20 anos, o Depea tem prestado um significativo serviço ao realizar pesquisas de mercado, opinião e satisfação. Com isso, a ACIM, os associados, os empresários e a sociedade em geral têm acesso a análises estatísticas, indicadores econômicos e tendências, além de informações acerca do comportamento do consumidor e do comércio local. 

Entre 2018 e 2022, mais de 120 pesquisas foram realizadas com mais de 11 mil contatos. Parte delas foram para prospectar o impacto de datas comemorativas na economia local, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dias dos Pais, Dia dos Namorados e Natal. Nessas pesquisas são previstos dados como quanto os consumidores planejam gastar e os produtos prováveis de serem comprados, bem como o otimismo dos lojistas. Isso ajuda os comerciantes a se organizarem para vendas mais assertivas.

No quesito pesquisas internas, o Depea realiza estudos para medir a satisfação de associados e consumidores com eventos e campanhas da ACIM, a exemplo da Maringá Liquida e Feira Ponta de Estoque, bem como para o lançamento de produtos e serviços e avaliação do clima organizacional. 

Por fim, o departamento disponibiliza serviços sob encomenda. A pesquisa auxilia o empreendedor no levantamento de informações sobre os gostos e preferências dos consumidores para empresários e empreendedores que buscam conhecer o mercado em que atuam e identificar as carências do negócio, além de lançar produtos e serviços e monitorar o comportamento dos consumidores e da concorrência.