Artigos

Copejem lapida líderes jovens

Copejem lapida líderes jovens

861
visualizações
O Copejem instalou uma estante no Terminal Intermodal Urbano de Maringá em abril de 2021, disponibilizando mais de 200 títulos doados pelos jovens empresários, Sebrae, Sicredi, além dos participantes de eventos realizados pelo conselho. Além de emprestar os livros, usuários do terminal podiam doar

Sessenta jovens empresários na busca pela lapidação e crescimento – pessoal e profissional. É com este objetivo que o Conselho do Jovem Empresário de Maringá (Copejem) atua e se desenvolve ao longo de 32 anos. Há três anos, Lucas Peron, empresário e economista formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), está à frente do conselho. “O Copejem, realmente, é uma escola. Nosso propósito é a formação de líderes para a sociedade. Todos aqui querem trabalhar nos projetos, porque assim nos capacitamos, aprendemos sobre associativismo e empreendedorismo. Aqui também trocamos ideias e escutamos os mais experientes. É uma escola, na prática, com muita informação e preparação”, avalia Peron, que assumiu o cargo anteriormente ocupado por Thais Iwata. 

Atualmente, o conselho de Maringá é o que mais possui representantes na Faciap Jovem e também conta com representantes na Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).

Com a pandemia, o presidente do Copejem conta que o grande desafio foi trazer novos jovens. “Os conselheiros começaram a completar 35 anos – idade limite – e em meio as restrições e isolamentos sociais, ficou mais difícil, mas mesmo online realizamos eventos. O Impacta Maringá contribuiu muito para chamar novos jovens e podermos apresentar a cultura do Copejem e o que significa fazer parte do grupo”, lembra Peron.

Com a procura para ingressar no conselho, desde 2016 o Copejem realiza processo seletivo de membros. Em 2022 foram quase cem inscritos, sendo 20 selecionados por meio de avaliação em três etapas. “Nosso foco não é preencher vagas, mas encontrar perfis para compor a categoria de base, que revela novos talentos”, explica Peron.

Os iniciantes são considerados trainees até cumprirem os pré-requisitos durante seis meses, antes de serem efetivados. Depois, é preciso manter ao menos 80% de presença nas reuniões e atividades para permanecer no grupo. 


Eventos

O Impacta foi criado em 2018 com o objetivo de compartilhar informações, de forma dinâmica, com apresentações curtas e mesa-redonda para atrair e prender a atenção dos jovens. “O evento devolve um pouco para a sociedade o que aprendemos no Copejem. A ideia é mostrar que não só de lucro deve viver uma empresa, é preciso gerar impacto positivo. O empresário precisa olhar para fora do negócio e avaliar como ajudar na transformação da comunidade”. Em 2022, o evento contou com mais de 600 pessoas e teve como tema as boas práticas sustentáveis dentro dos negócios.

Para Peron, os três anos à frente do conselho foram uma experiência de crescimento pessoal e profissional. “Minha gestão começou em meio à pandemia, tivemos que nos desafiar, e isso fez com que crescêssemos também. Este é um dos pilares do Copejem: fazer projetos que nos tirem da zona de conforto”.


O tradicional Feirão do Imposto foi realizado, mais uma vez, em Maringá em maio de 2022. Teve comercialização de chope, suco, pão francês, sorvete e combustível, tudo sem incidência de imposto, para que a população tenha consciência da carga tributária. O evento aconteceu simultaneamente em mais de 20 cidades do Paraná, com realização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e localmente pelo Copejem


Tendo a doação de um livro como inscrição, o Impacta Maringá, em agosto de 2022, reuniu mais de 600 pessoas para mostrar negócios de impacto, que apresentam soluções ambientais e registram lucro. Dois cases locais foram apresentados: da Tropicália Cosméticos Naturais e da Bambusa Bioarquitetura. O evento foi neutralizado com plantio de mudas para devolver oxigênio ao meio ambiente e compensar o gás carbônico da organização e execução


O Copejem realiza, anualmente, o Empresário Sombra, em que adolescentes acompanham os conselheiros em sua rotina diária. Na edição de novembro de 2022 alunos do colégio Axia vivenciaram um dia do trabalho em empresas de diversos segmentos e também participaram da reunião do conselho

Conselheiros do Copejem

gestões 2018/2020 e 2020/2023

Presidente: Thais Iwata e Lucas Di Loreto Peron

Adriana de Oliveira

Aislan Felipe Sena

Ana Claudia Satie Kakihata

Ana Rita Canassa

André Barros

André Luís Afonso

André Luiz Catuyama Ajita

André Prade May

André Valêncio

Arthur de Toledo

Brenda Elisa Rosa

Bruna Barroca

Bruno Spinela

Caio Augusto de Oliveira Volpato

Caique Artur Ruiz

Carlos Alexandre Ciceri

Carlos Eduardo Tonet

Cezar Augusto Fornazaro

Cláudia Valim Rossi

Daniel Frederico Reis Bortoluzzi

Daniel Malgarin da Costa

Danilo Hirata

Denis Nagahama

Diego Contini Peron

Diego Mateus Sanches

Diego Pavan

Diego Silva

Diego Zaparolli

Dinarte Bueno Ferreira

Diogo Martins Rosa

Dione César Vojivoda

Eduardo Medeiros Pereira

Fábio Machado

Giovanna Campos

Hélio Cezar Mesquita

Heloísa Niero

Henrique Padulla

Igor Henrique Alves Rocha

Isabela Ganassin

Isadora Janolio de Oliveira

João Danilo Alves da Rocha

João Paulo Rodrigues Gomes

João Pedro Cucolo Pizo

João Rocha

João Zanin

Jordana Florencio Silveira

Jules Mazini Sacchi

Julianne Martins

Júlio Tadashi Tomita

Karina Vellanga

Larissa Bertolotti Tsukuda

Larissa Milani de Souza

Leonardo Yoiti Kato

Lucas Volponi

Luiz Fernando Fontana Filho

Luiz Filipe Ferraz

Maíra Basílio de Oliveira

Malu Romancini

Manoela Motti Gonçalves

Marcela Bortotti Favero

Marlon V. Siqueira Nascimento

Matheus Romancine

Natalia Scatambulo

Nathalia Boos

Rafael Marutaka

Rafael Veríssimo Siquerolo

Ralf Henrique F. Toenjes

Renato Bento Rodrigues

Rennan William Oliveira

Ricardo Cavalcante de Albuquerque

Ricardo Gambini Tortato

Romualdo Correa Dalmarco

Sílvio Romão Iwata

Tallis Fernandes Mendes

Thais Iwata Chimello

Vitor Koki da Costa Nogami


Conselheiros trainee

Dhyego Brisola Junqueira de Andrade

Eloisa Bortoluzzi Pereira

Gabriel Campana Pozza

Gabriel Emílio Pires

Gabriela Tortorelli Fontana

Gustavo Sebastiani

Isabella Dantas Sacchi

Jean Lucas Castanharo Fernandes

Jhonata Willian Camargo

José Douglas Cardoso Pereira

Leonardo Aurélio Varizi

Paula Costa Palma

Pedro Alexandrino Beal de Souza

Pedro Vitor Sfasciotti

Rafael Andrade Nascimento

Tusillé Soares Pinto

Vanessa Goelzer de Araujo Vargas e Pinto

Vantuir Pizani Antonio Junior

Vinicius Cavasin de Souza