Artigos

Mais próximo do  mercado internacional

Mais próximo do mercado internacional

280
visualizações
Fórum de Negócios Internacionais discutiu, em 2022, modais que beneficiam importações e exportações

Próximo de completar 30 anos de atuação, o Instituto Mercosul  fomenta o comércio exterior em Maringá e região, por meio da promoção de negócios e capacitação de empresários e executivos para o mercado internacional. A entidade é referência no assunto e trabalha como uma ponte entre empresas, órgãos e instituições de comércio exterior.

“O Instituto Mercosul auxilia as empresas a se adequarem às normas, a obterem certificações de origem e de livre venda necessárias para expansão dos negócios e readequarem custos e processos, abrindo caminho para que os produtos cheguem a outros mercados e países”, explica o empresário, despachante aduaneiro e presidente do Instituto Mercosul, Aluízio Andreatta – o certificado de origem comprova a origem brasileira da mercadoria e permite isenção ou redução de impostos em virtude de acordos internacionais.

Para facilitar o acesso a informações sobre as operações do comércio internacional, o instituto produziu e lançou, em 2021, o ebook ‘Guia prático de exportação’. O livro digital traz conteúdos sobre como exportar, diferenças entre exportação direta e indireta, classificação fiscal de mercadorias, formas de recebimento das vendas, linhas de financiamento, entre outros.

Outro impulso foi o termo de cooperação assinado com a Faciap e a Otimiza Brasil, empresa que oferece soluções globais de otimização por meio de assessoramento personalizado. Com a parceria, empresas da região tiveram acesso à consultoria com condições especiais.

Os cursos, treinamentos e as missões empresariais, bem como a emissão de certificados de origem atestam a importância do órgão que, nos últimos dois anos, passou por uma reestruturação interna de gestão e processos. 

Durante a pandemia, foi desenvolvido o IMOnline, plataforma de cursos online de comércio exterior para se adequar às regras de segurança. Para detectar os temas relevantes para os cursos, foi feita a Pesquisa Panorama do Comércio Exterior de Maringá, em 2020, que apontou que a importação é um dos assuntos que gera mais dúvidas e carência por aprendizado.

Desde 2018 o instituto realiza webinars gratuitos sobre temáticas como Direito Internacional, Seguros de transportes, Transportes internacionais e futuro do profissional do setor. A iniciativa se tornou um sucesso, com participantes profissionais até de outros estados. 

Fórum de negócios

Realizado dentro da Expoingá, numa parceria entre o Instituto Mercosul e a Sociedade Rural de Maringá (SRM), o Fórum de Negócios Internacionais traz palestras relevantes sobre comércio exterior, com participação gratuita.