Artigos

Codem: por uma Maringá sempre melhor

Codem: por uma Maringá sempre melhor

248
visualizações

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), em parceria com a ACIM, tem dedicado esforços ao desenvolvimento prático do Masterplan, o planejamento econômico para Maringá até 2047, desde 2017. Essa e outras ações fazem parte da missão de contribuir com o planejamento e o crescimento econômico sustentável de Maringá.

José Roberto Mattos, presidente da gestão 2018-2019, destaca o início da efetiva atuação das câmaras técnicas do Masterplan em 2018. Os grupos começaram a traçar ações por meio das câmaras da Educação; Saúde; Financeira e Seguros; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Fizemos o Codem nos bairros para ouvir as demandas da população. Construímos pontes de relacionamento com o estado, passamos a reunir antigos presidentes para troca de experiências e vimos Maringá ser considerada a melhor cidade para viver no Brasil”, comenta. 

Em 2020 e em 2021, o Codem foi comandado por Wilson Matos Silva Filho. No período de pico da pandemia, foi preciso focar em ações para apoiar a economia local. Por meio das câmaras técnicas e da equipe executiva, o Codem ajudou a desenvolver o Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social de Maringá, encabeçado pela prefeitura de Maringá e Sebrae/PR, em parceria com a ACIM, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Unicesumar. Manteve observatório, contribuiu com pesquisas, articulou ações junto ao estado por recursos financeiros e equipamentos para hospitais e auxiliou em decisões da prefeitura. “Disponibilizamos indicadores e colaboramos, junto ao Ministério da Educação, para que Maringá se tornasse Centro de Excelência de Educação Financeira”, acrescenta Silva Filho.  

O trabalho continuou a todo vapor na gestão 2022, sob a liderança de José Carlos Barbieri. Reuniões com as câmaras de Educação, Saúde, TIC, Financeira, Turismo (lançada em 2019), Smart (lançada em 2020) e a criação da Câmara Técnica de Urbanismo, em 2022, ajudaram a fortalecer as ações do Masterplan. Outros feitos envolveram parcerias para atrair investimentos internacionais, encontro com o presidente Jair Bolsonaro para debater o desenvolvimento de Maringá e região e com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a fim de discutir melhorias na segurança de Maringá e região. 

“Participamos de debates na ACIM sobre propostas de candidatos ao Congresso Nacional, integramos o programa Aliança Estratégica entre Londrina e Maringá e entregamos documento de propostas ao governo do estado para o período de 2023 a 2026”, diz Barbieri. 

Nova gestão

Eleita em de dezembro de 2022 presidente do Codem, Jeane Nogaroli participava do conselho há cinco anos, junto a mais de 280 voluntários. “É um trabalho que realizamos por amor e gratidãoa a Maringá e aos maringaenses”, frisa. 

Ela explica que, para 2023, a proposta está estruturada em: desenvolvimento do planejamento estratégico do Codem e desdobramento tático e operacional, com análises e revisões; desenvolvimento de um livro de indicadores de desempenho econômico e social de Maringá com metas de referência; desenvolvimento da Política de Governança Corporativa, objetivando organização, transparência e efetividade.