Artigos

Empreender supera meta de 80 núcleos ativos

Empreender supera meta de 80 núcleos ativos

293
visualizações
A história do Programa Empreender teve uma novidade na gestão 2018-2020: na cerimônia de posse da diretoria da ACIM foi empossado também o Conselho do Empreender. O primeiro presidente foi Michael Tamura

O Programa Empreender, importado da Alemanha e implementado pela ACIM e pelo Sebrae/PR em Maringá, em 2000, atrai olhares de associações comerciais e outras organizações espalhadas pelo mundo. É uma solução que agrupa empreendedores de micro e pequenas empresas em núcleos setoriais e multissetoriais para a discussão e a proposição de ideias que possam tornar, de forma coletiva, os negócios competitivos. 

A fórmula do programa vem funcionando tão bem que houve crescimento expressivo na quantidade de núcleos nos últimos anos. No balanço da gestão 2016-2018 eram 59 grupos, número que saltou para 81 até o fim de 2022, um aumento de 22 núcleos. O número de empesas participantes também avançou de 800 para 1,2 mil. Resultado: apesar dos obstáculos impostos pela pandemia, o programa é o maior da América Latina. 

O que faz com que o Programa Empreender da ACIM venha se destacando são fatores como a criação do Conselho do Empreender na gestão 2018-2020 e o acompanhamento gratuito de consultor disponibilizado pela ‘casa’, bastando que as empresas sejam associadas. Nos encontros, que podem ocorrer no espaço físico da ACIM, entra outro aspecto relevante, que é o esforço dos empresários. São eles que debatem estratégias de mercado, compartilham experiências, unem forças para a compra de insumos em conjunto e com melhor preço, estabelecem ações sinérgicas e outras inclusive de cunho social. 

Nesta gestão foi implantado o Conselho do Empreender, que teve Michael Tamura como primeiro presidente. Ele diz que o conselho reforçou a importância do programa, que se solidificou como um grupo organizado para atingir resultados de maior vulto. A novidade e ações de 22 anos de história levaram o presidente da ACIM, Michel André Felippe Soares, a Paris, na França, em 2019, a convite da União Europeia, para compartilhar boas práticas de associativismo que ocorrem por meio do Empreender, fortalecendo os segmentos econômicos e tirando muitos da informalidade.

Luiz Fernando Fontana assumiu a presidência do Conselho do Empreender em 2021, em plena pandemia. O número de núcleos começou a cair pelo fechamento de empresas, desânimo frente às dificuldades econômicas, restrições e incertezas. “Convocamos consultores, diretoria e colaboradores para uma reunião de planejamento. Realizamos reuniões em formato híbrido até que pudéssemos voltar a nos encontrar presencialmente. Buscamos o fortalecimento dos núcleos ativos, principalmente com o projeto ‘Compre do empreender’, fomentando o relacionamento comercial entre as empresas”, lembra Fontana. 

Com a esperança na pauta do planejamento, o conselho estabeleceu uma meta audaciosa de chegar a 80 núcleos, em paralelo à meta da ACIM de atingir 5 mil associados. “Um novo planejamento foi feito, a equipe interna foi reelaborada e ampliada, nos articulamos com o poder público, trouxemos palestras e informações. Batemos a meta, com um núcleo a mais. Boa parte dos novos núcleos nasceu no cenário de reação à pandemia”, celebra Fontana. 

1.200 empresas participantes - 81 núcleos ativos 


Academias e Escolas de Natação (Nusa) 

Associação de Publicidade e Propaganda (APP)

Arquitetura

Automotivo (NSA)

Central de Imobiliárias – Central IMOB

Consultores Empresariais

Consultoria Ambiental

Copejem

Corretores de Seguros 

Dentistas 

Design Estratégico

E-commerce 

Empretecos Maringá

Energia Solar

Escolas de Dança 

Escolas de Música (Nusica) 

Escritórios de Advocacia (Advocare)

Farmácias de Manipulação (Ello Magistral)

Fisioterapia (Nusefisio)

Fotógrafos 

Franqueadores (Afepar)

Infraestrutura em TI e Comunicação (Infratic)

Ipê Criativo

Marketing (NMKT)

Mulheres Empreendedoras (Amme)

Nutricionistas

Panificadoras 

Pilates Maringá

Postos de Combustíveis (Nuscom)

Psicologia 

Segurança Eletrônica (Nusse)

Sindvest Jovem

Supermercados (Rede Certa) 

Transformadores de Plásticos

Associação das Escolas Infantis do Noroeste do Paraná (Acei-NOR)

Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB)

Assessores de Eventos Sociais 

Assessores de Investimentos

Brechós 

Cafés Especiais 

Cervejarias

Comércios do Centro

Compliance e Proteção de Dados

Confeitarias

Consultoria de Imagem

Contadores 

Cooperativas

Copejem Club

Cross Training 

Distribuidoras

Economistas

Empresas de Estofados

Empresas de Iguatemi

Engenharia Civil

Engenharia Elétrica

ESG – Governança Ambiental, social e corporativa

Esportes de Areia

Estúdios de Tatuagem

Gestão de Conflitos (Mediadores)

Gestão Estratégica

Gestores Comerciais 

Home Care

Indústrias de Alimentos 

Indústrias Pet

Inovação no Varejo

Logística

Lojas de Decoração

Marcenarias

Núcleo Multissetorial

Oficinas de Moto

Prestadores de Serviços

Profissionais da Beleza

Profissionais de Produção

Representantes de Consórcios

Revendedores de Pneus

RH Estratégico

Rotary

Selo ODS

Terapias Holísticas

Tradutores e Intérpretes

Vidraçarias

Conselheiros do Empreender 

Gestões 2018-2020 e 2020-2023

Michael Tamura e Luiz Fernando Fontana - presidentes

Ana Claudia Satie Kakihata (duas gestões)

André Silva

Marcia Aurélia (duas gestões)

Roberto Nagahama

Leonardo Lopes

Ligia C. R. Martins


Entre as diversas ações que os núcleos do Empreender realizam e que envolvem benefícios para a comunidade está a inspeção veicular, do Núcleo de Automecânicas uma vez por ano. Com a participação de automecânicas e profissionais, o evento oferece a inspeção de itens do veículo em troca de um litro de leite para doação. Em 2018, o evento foi em novembro, no estacionamento do estádio Willie Davids


Em 2020, no aniversário de 20 anos do Empreender, Michel André Felippe Soares e Michael Tamura, presidentes da ACIM e do Empreender respectivamente, foram homenageados pelo trabalho em prol do programa. O mesmo aconteceu com Roberto Nagahama e Ligia Rocha, representando quatro vice-presidentes, e com Anderson Estrada e Eraldo Pasquini, que representaram os consultores. Quem acompanhou o evento conferiu um vídeo de retrospectiva e palestra online de José Salibi Neto, expert em gestão e inovação


Meta superada! Em 30 de novembro de 2022, no Moinho Vermelho, uma grande festa celebrou os 22 anos do Empreender e a marca histórica do número de núcleos do programa. Além de jantar, teve  show para celebrar os resultados